O espaço reservado à formação de professores em uma Comunidade Kaingang

Autores

  • Ariane Avila Neto de Farias Universidade Federal do Pampa/Universidade Federal do Rio Grande
  • Ânderson Martins Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Juliana Tatsch Menezes Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-817X.2020v16n01ID19408

Palavras-chave:

Formação de professores, educação indígena, Documentos Oficiais, Espaço Escolar

Resumo

O artigo tem como objetivo a reflexão acerca da formação de professores que trabalham em escolas indígenas. Assim, buscaremos por meio de questionários apresentados a professores de uma escola localizada em uma comunidade indígena, no município de Redentora, no Rio Grande do Sul, e por meio de estudos bibliográficos, responder como esses obtêm a formação docente, quais os momentos em que foram exigidos a eles uma formação específica, quais são as prioridades do ensino indígena principais e de que maneira a língua portuguesa é trabalhada nessa escola. A partir das entrevistas realizadas, pretendemos verificar se o que determinam os documentos oficiais é de fato posto em prática na realidade escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ânderson Martins Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Letras, na área Estudos Literários da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Letras na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atua principalmente nos seguintes temas: Utopia, Distopia, transumanidade, ecocrítica e pós-humanidade. Bolsista CAPES.

Juliana Tatsch Menezes, Universidade Federal do Pampa

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Pampa e especialista em Linguagem e Docência pela mesma instituição. 

Publicado

17-04-2020

Como Citar

AVILA NETO DE FARIAS, A.; MARTINS PEREIRA, Ânderson; TATSCH MENEZES, J. O espaço reservado à formação de professores em uma Comunidade Kaingang. Revista Espacialidades, [S. l.], v. 16, n. 01, p. 65–81, 2020. DOI: 10.21680/1984-817X.2020v16n01ID19408. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/19408. Acesso em: 23 abr. 2024.