UM ESTUDO SOBRE O COTIDIANO E PROSTITUIÇÃO NO BECO DA ENERGIA, EM FEIRA DE SANTANA (BA) 1950-1960
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2021v17n1ID22039Palavras-chave:
Beco da Energia; Cotidiano; ProstituiçãoResumo
O cotidiano das décadas de 1950-1960 da tradicional zona de prostituição da cidade de Feira de Santana (BA), o Beco da Energia, ocupa o cerne da discussão deste artigo. Objetivamos analisar a história desse espaço contrapondo as narrativas historiográficas escritas sobre o Beco a memória dos seus antigos moradores e dos demais indivíduos que o frequentavam, problematizando assim, os diferentes sentidos tecidos sobre essa zona feirense. Nosso trabalho se insere no campo da História Social da Cultura e os estudos da Memória. Como fontes utilizamos as entrevistas orais, os periódicos do Jornal Folha do Norte e os Códigos de Posturas Municipais. Para tal análise, lançamos mão dos debates teóricos feitos por historiadores e cientistas sociais.
Downloads
Referências
BACELAR, Jeferson Afonso. A família da prostituta. São Paulo: Ática; Salvador: Fundação Cultural do Estado da Bahia, 1982.
CARVALHO, L.S. Beco da Energia: Modernização, desterritorialização e marginalização do comércio prostitucional em Feira de Santana-BA. In:VIII Encontro Estadual de História- Espaços de História. UEFS, 2016. Feira de Santana. Anais Eletrônicos... Feira de Santana, UEFS, 2016.Disponível em:< http://www.encontro2016.bahia.anpuh.org/resources/anais/49/1477440087_ARQUIVO_TextodaAnpuh2016.pdf>. Acesso em 04 de agosto de 2020.
CARVALHO, L.S. Mas menina, o Beco era uma Rua como outra qualquer! Memórias, Cotidiano e Prostituição no Beco da Energia, Em Feira de Santana (BA) 1950-1960. Mono-grafia (graduação) Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2019.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 3º edição. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis. Vozes, 1998.
FONSECA, Claudia. A Dupla Carreira da Mulher Prostituta. Revista Estudos Feministas, Rio de Janeiro, IFCS / UFRJ – PPCIS / UFRJ, vol. 4, nº 1, 1996.
LIMA, Carlos Alberto. Das luzes e becos: cartografias e imagens do “complexo Rua do Meio” (1940- 1960) Dissertação (mestrado) Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2014.
OLIVEIRA, Ana Maria Carvalho dos Santos. Feira de Santana em tempos de modernidade. Olhares, imagens e práticas do cotidiano (1950-1960). Tese de Doutorado. Recife, UFPE, 2008.
RAGO, M. Os prazeres da noite: Prostituição e códigos da sexualidade feminina em São Paulo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.
SCHETTINI, Cristiana. “Que tenhas teu corpo”: uma história social da prostituição no Rio de Janeiro das primeiras décadas republicanas. Rio de janeiro: Arquivo Nacional, 2006.
SILVA, Maria Carolina Silva Martins da. Nas veredas dos discursos moralistas: a honra das mulheres em Feira de Santana, Bahia (1960-1979). Dissertação (mestrado) Universidade Federal da Bahia- Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, 2009.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. Uma Outra Cidade: o Mundo dos Excluídos no Final do Século XIX. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)