PATRIMÔNIO HISTÓRICO E HUMANIDADES DIGITAIS:

o uso do mymaps no Ensino de História sobre a ditadura civil-militar no Recife

Autores

  • Arnaldo Martin Szlachta Junior Universidade Federal de Pernambuco
  • Ana Camila Tarquino da Gama Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-817X.2022v18n2ID28296

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar as possibilidades de Ensino de História utilizando recursos digitais, mais especificamente os “mapas virtuais” trabalhando a Educação Patrimonial a partir dos “lugares de memória” da ditadura civil-militar na cidade do Recife. Resultado de um trabalho de conclusão de curso, esta pesquisa começou a ser desenvolvida no início de 2020, a partir das reflexões proporcionadas pela realização do estágio em docência em história, dentro da disciplina de Estágio Supervisionado IV. O projeto foi realizado em uma escola pública estadual localizada na região metropolitana de Recife-PE, em duas turmas no terceiro ano do Ensino Médio. As atividades culminaram na construção do mapa virtual: “Mapas da memória: A Ditadura Civil-Militar na cidade de Recife”, construído pelos alunos por meio a ferramenta MyMaps, do Google.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arnaldo Martin Szlachta Junior, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em História pela Universidade Estadual em Maringá, Professor da área de Ensino de Hist´ória da Universidade Federal de Pernambuco, professor dos programas de Pós-Graduação em História e da  Pós-graduação profissional em Ensino de História - ProfHistória

Ana Camila Tarquino da Gama, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Licenciatura em História pela UFPE, professora da rede básica de Ensino

Referências

ABREU, Regina; CHAGAS, Mário. Memória e Patrimônio: Ensaios Contemporâneos 1ed- Rio de Janeiro: Lamparina, 2003

ARAÚJO, Maria Paula; SILVA, Izabel Pimentel da; SANTOS, Desirree dos Reis. (Orgs.) Ditadura Militar e Democracia no Brasil: História, Imagem e Testemunho. 1 ed. Rio de Janeiro: Ponteio. 48p, 2013

BARCA, Isabel. Aula oficina: do projeto à avaliação. In: JORNADA DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA, 4., 2004, Braga. Anais... Braga: Centro de Investigação em Educação (CIED), Universidade do Minho, 2004a, p. 131-144

BARCA, Isabel. Educação Histórica: uma nova área de investigação. Revista da Faculdade de Letras História. Porto, III Série, vol.2, 2001, pp. 13?21.

BARCA, Isabel. Ensinar história de modo linear faz com que os alunos se lembrem só dos marcos cronológicos. Revista Nova Escola, São Paulo, ed. 260, mar. 2013. Entrevista concedida a Bruna Nicolielo

BAUER, Caroline. Escreve isto para a memória num livro: o projeto Brasil: Nunca Mais, cultura histórica e transmissão da experiência (1978-1988) In: III Seminário Internacional História do Tempo Presente, Florianópolis, 2017 p.1-11

BRITO, Ediney de. Desafios para ensinar e aprender História: aprendizado e educação histórica. Dissertação de Mestrado Profissional-Universidade Federal de Mato Grosso, Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História, Cuiabá, 2018

CARDOSO, Ciro Flamarion. Repensando a construção do espaço. Revista de História Regional. 21 nov. 2007. Disponível em: <http://www.cipedya.com/FileDetails.aspx?IDFile=146121>. acesso em: 14 abr. 2021

CASSOL, Franciele M.; CAIMI, Flávia E. Pesquisando sítios arqueológicos: História e Patrimônio na sala de aula. Revista EntreVer, v. 1, p. 278-295, 2012

CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. Tradução de Teresa Castro. Lisboa: Edições 70, 2006.

FERRAZ, Joana D’Arc Fernandez; SCARPELLI, Carolina Dellamore Batista. Ditadura Militar no Brasil: Desafios da Memória e do Patrimônio. In: ENCONTRO DE HISTÓRIA: IDENTIDADES, 13., 2008. Rio de Janeiro. Anais eletrônicos do XIII Encontro de História: identidades. Rio de Janeiro: Seropédica, 2008. Disponível em <http://encontro2008.rj.anpuh.org/resources/content/anais/1212961440_ARQUIVO_Trabalho Completoanpuhrj2008.pdf>. Acesso em: 23 fev. 2021

FICO, Carlos. Versões e controvérsias sobre 1064 e a ditadura militar. Revista Brasileira de História, Rio de Janeiro, v.4, n.47, p.29-60, jul.2004

FUNARI, Pedro Paulo; PELEGRINI, Sandra C. A. Patrimônio Histórico Cultural. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006

GASPAROTTO, Alessandra; PADRÓS, Enrique Serra. A Ditadura na sala de aula: Desafios e compromissos com o resgate da história recente e da memória. In: Texto publicado no livro: BARROSO, Vera Lúcia; PEREIRA, Nilton Mullet;

BERGAMASCHI, Maria Aparecida; GEDOZ, Sirlei; PADRÓS, Enrique Serra. (Org.). Ensino de História - Desafios Contemporâneos. Porto Alegre: EST, 2010, p. 183-201. pedagógicas. Revista História Hoje, v.4, n.8, pp. 261-279. 2015

GONÇALVES, Janice. Lugares de memória, memórias concorrentes e leis memoriais. Revista Memória em Rede, Pelotas, v. 7, n. 13, p. 15-28, jul -dez. 2015

GONÇALVES, José Reginaldo Santos. O Patrimônio como categoria de pensamento. ABREU, Regina; CHAGAS, Mário. (org..) contemporâneos. Memória e Patrimônio: ensaios Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p.21-29

HALBWACHS, M. A memória coletiva. Tradução de Laurent Léon Schaffter. São Paulo: Vértice; Revista dos Tribunais, 1990

HARTOG, François. Regimes de historicidade: presentismo e experiência do tempo. Tradução de Andréa Souza de Menezes, Bruna Beffart, Camila Rocha de Moraes, Maria Cristina de Alencar Silva e Maria Helena Martins. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2013 História Digital: A Internet nos livros didáticos do PNLD 2015. Revista Labirinto, v.24, histórico. Trad. Estevão de Rezende Martins. Brasília: EdUnB, 2007

HORTA, Maria de Lourdes Parreiras; GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia básico de Educação Patrimonial. Brasília: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Museu Imperial, 1999

HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela memória: arquitetura, monumentos, mídia. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000

LEE, Peter. Literacia histórica e história transformativa. Educ. rev. [online]. 2016, n.60. Disponível em: http: //dx.doi.org/10.1590/0104-4060.45979. Acesso em abr.2021

MENEGUELLO C, Borges V. Patrimônio, memória e reparação: a preservação dos lugares destinados à hanseníase no estado de São Paulo. Patrimônio e memória, 2018

NEVES, Deborah Regina Leal. O símbolo de uma história escolhida: o patrimônio cultural e a difícil tarefa de construir a memória da ditadura. Revista Memória em Rede, Pelotas, v.2, n.6, jan.-jun. 2012

NORA, Pierre. Entre história e memória: a problemática dos lugares. Revista Projeto História, São Paulo, v. 10, p. 7-28, 1993

PACHECO, Aguiar. Ensino de História e Patrimônio Cultural: Um percurso docente. 1ed-Jundiaí, SP. Paco, 2017

PASSAVENTO, Sandra Jatahy. Cidades visíveis, cidades sensíveis, cidades imaginárias. Revista Brasileira de História, vol.27, n.53, p.11-23, junho de 2007

RICOEUR, Paul. A memória, a história e o esquecimento. Campinas SP: Editora Unicamp, 2007

ROUSSO, Henry. ‘‘El Duelo es Imposible y Necesario’’. Entrevistador: Claudia Feld. Puentes, Deciembre 2000, p. 30-39.

RÜSEN, Jörn. Razão histórica: teoria da História: os fundamentos da ciência histórica. Tradução de Estevão de Rezende Martins. Brasília: Ed. da UnB, 2001

RÜSEN, Jorn. Teoria da História como ciência. Curitiba: Editora UFPR, 2015, 324p.

SCHMIDT, Benito Bisso. Cicatriz aberta ou página virada? Lembrar e esquecer o Golpe de 1964 quarenta anos depois. Anos 90, Porto Alegre, v.14, n.26, p.127-156, dez,2007

SOUZA, Priscila Gonçalves Ferreira. Cordelizando o meu bairro: uma narrativa sobre Cajueiro Seco. Dissertação de Mestrado Profissional-Universidade Federal de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Profissional em História. Recife, 2020

SZLACHTA JUNIOR, Arnaldo M.; RAMOS, Márcia E. Possibilidades para a Educação Patrimonial por meio de games de realidade aumentada. Revista Métis: História e Cultura, vol.8, n.35, p.97-119, 2019. Disponível em: DOI: 10.18226/22362762.v18. n.35.05 Acesso em abr.2021

TRAJANO, W. Patrimonialização dos artefatos culturais e redução dos sentidos. In: SANSONE, L (ORG). Memórias da África: Patrimônios, Museus e políticas de identidades. Salvador: Aba Publicações, 2012, p.11-40

TRINDADE, Sara Dias; CARVALHO, Joaquim de Ramos. História, Tecnologias Digitais e Mobile Learning: Ensinar História na Era Digital. Imprensa da Universidade de Coimbra: 2019. Disponível em: https://doi.org/10.14195/978-989-26-1705-3 Acesso em abr.2021

YERUSHALMI, Yosef. “Reflexiones sobre el olvido”. In: YERUSHALMI, Yosef e outros. Usos del. olvido. Buenos Aires: Nueva Visión, 1989, p. 13-26.

ZARBATO, Jaqueline Ap. M. Memória, Interculturalidade e Patrimônio: Utilizando os Conceitos da Educação Histórica nas aulas de Educação Básica. Revista de Educação Histórica-REDUH-LAPEDUH, n.9, maio-agosto, 2015, p.116-128

Downloads

Publicado

31-12-2022

Como Citar

SZLACHTA JUNIOR, A. M.; GAMA, A. C. T. da . PATRIMÔNIO HISTÓRICO E HUMANIDADES DIGITAIS:: o uso do mymaps no Ensino de História sobre a ditadura civil-militar no Recife. Revista Espacialidades, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 379–403, 2022. DOI: 10.21680/1984-817X.2022v18n2ID28296. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/28296. Acesso em: 21 nov. 2024.