SENTIDOS DE CONHECIMENTO HISTÓRICO ESCOLAR E DOCÊNCIA EM MEIO À QUESTÃO DO DIGITAL

Autores

  • GABRIELA AROSA PPGE-Ufrj / Doutoranda

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-817X.2024v20n1ID36437

Resumo

Este artigo apresenta os sentidos hegemônicos de conhecimento histórico escolar e docência que foram possíveis de serem fixados a partir de dissertações desenvolvidas no âmbito do ProfHistória (Mestrado Profissional em Ensino de História). Para tal, foram mobilizadas como lentes teóricas a Teoria do Discurso, com ênfase na “pauta pós-fundacional”. Foi possível fixar como principais sentidos de conhecimento histórico escolar aqueles no qual a participação dos estudantes e de professores se faz fundamental, além daquele que estabelece sua validade no conhecimento científico. Para a docência, são articulados sentidos que reforçam a ideia do professor como responsável por transmitir saberes, ou como mediador da aprendizagem.

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Publicado

14-11-2024

Como Citar

AROSA, G. SENTIDOS DE CONHECIMENTO HISTÓRICO ESCOLAR E DOCÊNCIA EM MEIO À QUESTÃO DO DIGITAL. Revista Espacialidades, [S. l.], v. 20, n. 01, p. 111–136, 2024. DOI: 10.21680/1984-817X.2024v20n1ID36437. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/36437. Acesso em: 21 dez. 2024.