SENTIDOS DE CONHECIMENTO HISTÓRICO ESCOLAR E DOCÊNCIA EM MEIO À QUESTÃO DO DIGITAL

Auteurs-es

  • GABRIELA AROSA PPGE-Ufrj / Doutoranda

DOI :

https://doi.org/10.21680/1984-817X.2024v20n1ID36437

Résumé

Este artigo apresenta os sentidos hegemônicos de conhecimento histórico escolar e docência que foram possíveis de serem fixados a partir de dissertações desenvolvidas no âmbito do ProfHistória (Mestrado Profissional em Ensino de História). Para tal, foram mobilizadas como lentes teóricas a Teoria do Discurso, com ênfase na “pauta pós-fundacional”. Foi possível fixar como principais sentidos de conhecimento histórico escolar aqueles no qual a participação dos estudantes e de professores se faz fundamental, além daquele que estabelece sua validade no conhecimento científico. Para a docência, são articulados sentidos que reforçam a ideia do professor como responsável por transmitir saberes, ou como mediador da aprendizagem.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

SANTOS, Edméa. Pesquisa-formação na cibercultura. Teresina: EDUFPI, 2019.

LEMOS, André. Cibercultura: alguns pontos para compreender a nossa época. In: LEMOS, André; Cunha, Paulo (Orgs.). Olhares sobre a Cibercultura. Porto Alegre: Editora Sulina, 2003. p. 11-23.

LEMOS, André. Cibercultura. Tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 8. ed. Porto Alegre: Editora Sulina, 2002.

GABRIEL, Carmen Teresa. Objetivação e subjetivação nos currículos de licenciaturas: revisitando a categoria saber docente. Revista Brasileira De Educação, Rio de Janeiro, v. 23, p. e230071, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782018230071 . Acesso em: 24 jan. 2024.

LOPES, Alice Casimiro. MENDONÇA, Daniel de (Orgs.). A Teoria do Discurso de Ernesto Laclau: Ensaios críticos e entrevistas. São Paulo: Annablume Editora, 2015.

GABRIEL, Carmen Teresa. Que ensino de história para qual verdade? Desafios teóricopolíticos em tempos de negacionismo. In: ROCHA, H. A. B.; MAGALHÃES, M. de S. (Orgs.). Em defesa do Ensino de História. A democracia como valor. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2022.

MENDONÇA, Daniel; LINHARES, Bianca de Freitas; BARROS, Sebastián. O fundamento como “fundamento ausente” nas ciências sociais: Heidegger, Derrida e Laclau. Sociologias: Epistemologia das Ciências Sociais, Porto Alegre, v. 18, n. 41, p. 164-194, jan./abr. 2016. DOI:10.1590/15174522-018004106.

LACLAU, Ernesto; MOUFFE, Chantal. Pós-marxismo sem pedido de desculpas. In: LOPES, A. C.; MENDONÇA, D. de. A teoria do discurso de Ernesto Laclau: Ensaios Críticos e entrevistas. São Paulo: Annablume Editora, 2015.

ARAÚJO, Cinthia Monteiro de; SANTOS, Pedro Coutinho dos. Ensino de História e Cambonagem: o ProfHistória como encruzilhada para uma educação pelo dendezeiro. Caderno Cajuína Revista Interdisciplinar, [S. l.], v. 7, n. 2, 2022. Disponível em: ENSINO DE HISTÓRIA E CAMBONAGEM: o ProfHistória como encruzilhada para uma educação pelo dendezeiro | Araujo | Cadernos Cajuína (cadernoscajuina.pro.br). Acesso em: 24 jan. 2024.

MONTEIRO, Ana Maria; ROSSATO, Luciana. ProfHistória: formação docente, demandas do presente e novas perspectivas para o Ensino de História. Revista Maracanan, Rio de Janeiro, n. 32, p. 36–59, jan./abr. 2023. DOI: 10.12957/revmar.2023.71053. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/71053. Acesso em: 24 jan. 2024.

TAMANINI, P. A.; SOUZA, M. S. As novas tecnologias e o ensino de História como temática de pesquisas nas universidades brasileiras. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. e32142, 2019. DOI: 10.15448/2179-8435.2019.1.32142. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/porescrito/article/view/32142 . Acesso em: 24 jan. 2024.

PRETTO, N. de L. O desafio de educar na era digital: educações. Revista Portuguesa de Educação, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 95–118, 2011. DOI: 10.21814/rpe.3042. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/3042 . Acesso em: 24 jan. 2024.

SANTAELLA, L. O Homem e as Máquinas. In: DOMINGUES, D. (Org.). A arte no século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo: Editora Unesp, 2003.

SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes do pós-humano: Da cultura das mídias a cibercultura. São Paulo: Editora Paulus, 2003.

HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade: Cultura, Mídia e Educação, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 15-46 jul./dez. 1997.

GABRIEL, Carmen Teresa; CASTRO, Marcela Moraes de. Conhecimento escolar: objeto incontornável da agenda política educacional contemporânea. Revista Educação em Questão. Natal, v. 45, n. 31, p. 82-110, jan./abr. 2013. Disponível em: https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v45n31ID5105.

COSTA, Marcella Albaine Farias da. Ensino de História e historiografia escolar digital. Curitiba: Editora CRV, 2021.

MEDEIROS, Danilo Nogueira de. Construindo narrativas no ciberespaço: uma proposta de letramento histórico e digital para estudantes do Ensino Fundamental nos Anos Finais. Dissertação (Mestrado em História) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. Disponíve lem: https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31432/1/Construindonarrativasciberespaco_M edeiros_2020.pdf. Acesso em: 24 jan. 2024.

RODRIGUES, Aldair. O ensino de História na era digital: potencialidades e desafios. In: DURÃO, Susana; FRANÇA, Isadora (Orgs.). Pensar com método. Rio de Janeiro: Papéis Selvagens, 2018. p. 145-175.

MENESES, S. Os vendedores de verdades: o dizer verdadeiro e a sedução negacionista na cena pública como problema para o jornalismo e a história (2010-2020). Revista Brasileira de História, [S. l.], v. 41, n. 87, maio/Ago. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-93472021v42n87-05. Acesso em: 2 jan. 2024.

MENESES, S. Uma história ensinada para Homer Simpson: negacionismos e os usos abusivos do passado em tempos de pós-verdade. Revista História Hoje, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 66–88, 2019. DOI: 10.20949/rhhj.v8i15.522. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/522. Acesso em: 24 jan. 2024.

CESARINO, Letícia. Como vencer uma eleição sem sair de casa: a ascensão do populismo digital no Brasil. Internet & Sociedade, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 91-120, 2020.

Téléchargements

Publié-e

14-11-2024

Comment citer

AROSA, G. SENTIDOS DE CONHECIMENTO HISTÓRICO ESCOLAR E DOCÊNCIA EM MEIO À QUESTÃO DO DIGITAL. Revue Espacialidades, [S. l.], v. 20, n. 01, p. 111–136, 2024. DOI: 10.21680/1984-817X.2024v20n1ID36437. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/36437. Acesso em: 19 nov. 2024.