O patrimônio histórico-cultural como instrumento de aprendizagem na prática do turismo pedagógico no município de Areia, Paraíba

Autores/as

  • Luiz Ricardo Sales UFRN

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n01ID38584

Palabras clave:

Educação, Didática, Turismo, Arquitetura

Resumen

O turismo pedagógico tem se consolidado como uma prática inovadora ao unir conhecimento acadêmico e experiências culturais, promovendo o aprendizado fora da sala de aula. Essa abordagem permite explorar a história, a cultura e o patrimônio de forma dinâmica, despertando senso crítico e valorização do saber em contextos reais. Este estudo explora as contribuições do turismo pedagógico para o aprendizado e a conscientização sobre a preservação do patrimônio histórico-cultural, tendo o centro urbano da cidade de Areia-PB como foco de investigação. Os resultados ressaltam a importância de expandir essa prática para outras cidades históricas, favorecendo o ensino interdisciplinar, a valorização cultural e o engajamento dos estudantes com o patrimônio histórico e arquitetônico

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2021.

CRESWELL, John W. Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. 5 ed. Califórnia: Sage Publications, 2021.

FLICK, Uwe. An Introduction to Qualitative Research. 7 ed. Califórnia: Sage Publications, 2022.

MATOS, Francisco de Castro. Turismo Pedagógico: O Estudo do Meio como Ferramenta Fomentadora do Currículo Escolar. SEMINTUR-VII Seminário de Pesquisa em Turismo no MERCOSUL. Turismo e Paisagem Relação Complexa. Universidade de Caxias do Sul [Caxias do Sul], 2012.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2010.

MOSER, Giancarlo; FERREIRA, Giovana Callado. Por uma Pedagogia da Memória Coletiva: Educação Patrimonial para a Preservação da Identidade e Cultura. Cadernos Cajuína Revista Interdisciplinar, v. 9, n.3, p. 1-19, 2024.

OLIVEIRA, Juliana Gomes de. Turismo pedagógico: uma análise comparativa entre instituições de ensino públicas e privadas do município de Currais Novos/RN. Monografia (Turismo), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, 2017.

PAIVA, Maria José Silva de Medeiros. Cartilha patrimonial: uma viagem pelo patrimônio cultural edificado de Jardim do Seridó/RN. Monografia (Turismo), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, 2023.

Publicado

22-04-2025

Cómo citar

SALES, Luiz Ricardo. O patrimônio histórico-cultural como instrumento de aprendizagem na prática do turismo pedagógico no município de Areia, Paraíba. Revista Espacialidades, [S. l.], v. 1, n. 01, p. 1338–1350, 2025. DOI: 10.21680/1984-817X.2025v1n01ID38584. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/38584. Acesso em: 6 dic. 2025.