O patrimônio histórico-cultural como instrumento de aprendizagem na prática do turismo pedagógico no município de Areia, Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n01ID38584Palabras clave:
Educação, Didática, Turismo, ArquiteturaResumen
O turismo pedagógico tem se consolidado como uma prática inovadora ao unir conhecimento acadêmico e experiências culturais, promovendo o aprendizado fora da sala de aula. Essa abordagem permite explorar a história, a cultura e o patrimônio de forma dinâmica, despertando senso crítico e valorização do saber em contextos reais. Este estudo explora as contribuições do turismo pedagógico para o aprendizado e a conscientização sobre a preservação do patrimônio histórico-cultural, tendo o centro urbano da cidade de Areia-PB como foco de investigação. Os resultados ressaltam a importância de expandir essa prática para outras cidades históricas, favorecendo o ensino interdisciplinar, a valorização cultural e o engajamento dos estudantes com o patrimônio histórico e arquitetônico
Descargas
Citas
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2021.
CRESWELL, John W. Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. 5 ed. Califórnia: Sage Publications, 2021.
FLICK, Uwe. An Introduction to Qualitative Research. 7 ed. Califórnia: Sage Publications, 2022.
MATOS, Francisco de Castro. Turismo Pedagógico: O Estudo do Meio como Ferramenta Fomentadora do Currículo Escolar. SEMINTUR-VII Seminário de Pesquisa em Turismo no MERCOSUL. Turismo e Paisagem Relação Complexa. Universidade de Caxias do Sul [Caxias do Sul], 2012.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2010.
MOSER, Giancarlo; FERREIRA, Giovana Callado. Por uma Pedagogia da Memória Coletiva: Educação Patrimonial para a Preservação da Identidade e Cultura. Cadernos Cajuína Revista Interdisciplinar, v. 9, n.3, p. 1-19, 2024.
OLIVEIRA, Juliana Gomes de. Turismo pedagógico: uma análise comparativa entre instituições de ensino públicas e privadas do município de Currais Novos/RN. Monografia (Turismo), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, 2017.
PAIVA, Maria José Silva de Medeiros. Cartilha patrimonial: uma viagem pelo patrimônio cultural edificado de Jardim do Seridó/RN. Monografia (Turismo), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Espacialidades

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)