O patrimônio histórico-cultural como instrumento de aprendizagem na prática do turismo pedagógico no município de Areia, Paraíba
DOI :
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n01ID38584Mots-clés :
Educação, Didática, Turismo, ArquiteturaRésumé
O turismo pedagógico tem se consolidado como uma prática inovadora ao unir conhecimento acadêmico e experiências culturais, promovendo o aprendizado fora da sala de aula. Essa abordagem permite explorar a história, a cultura e o patrimônio de forma dinâmica, despertando senso crítico e valorização do saber em contextos reais. Este estudo explora as contribuições do turismo pedagógico para o aprendizado e a conscientização sobre a preservação do patrimônio histórico-cultural, tendo o centro urbano da cidade de Areia-PB como foco de investigação. Os resultados ressaltam a importância de expandir essa prática para outras cidades históricas, favorecendo o ensino interdisciplinar, a valorização cultural e o engajamento dos estudantes com o patrimônio histórico e arquitetônico
Téléchargements
Références
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2021.
CRESWELL, John W. Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. 5 ed. Califórnia: Sage Publications, 2021.
FLICK, Uwe. An Introduction to Qualitative Research. 7 ed. Califórnia: Sage Publications, 2022.
MATOS, Francisco de Castro. Turismo Pedagógico: O Estudo do Meio como Ferramenta Fomentadora do Currículo Escolar. SEMINTUR-VII Seminário de Pesquisa em Turismo no MERCOSUL. Turismo e Paisagem Relação Complexa. Universidade de Caxias do Sul [Caxias do Sul], 2012.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2010.
MOSER, Giancarlo; FERREIRA, Giovana Callado. Por uma Pedagogia da Memória Coletiva: Educação Patrimonial para a Preservação da Identidade e Cultura. Cadernos Cajuína Revista Interdisciplinar, v. 9, n.3, p. 1-19, 2024.
OLIVEIRA, Juliana Gomes de. Turismo pedagógico: uma análise comparativa entre instituições de ensino públicas e privadas do município de Currais Novos/RN. Monografia (Turismo), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, 2017.
PAIVA, Maria José Silva de Medeiros. Cartilha patrimonial: uma viagem pelo patrimônio cultural edificado de Jardim do Seridó/RN. Monografia (Turismo), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, 2023.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Revue Espacialidades 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)