O patrimônio histórico-cultural como instrumento de aprendizagem na prática do turismo pedagógico no município de Areia, Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n01ID38584Keywords:
Educação, Didática, Turismo, ArquiteturaAbstract
O turismo pedagógico tem se consolidado como uma prática inovadora ao unir conhecimento acadêmico e experiências culturais, promovendo o aprendizado fora da sala de aula. Essa abordagem permite explorar a história, a cultura e o patrimônio de forma dinâmica, despertando senso crítico e valorização do saber em contextos reais. Este estudo explora as contribuições do turismo pedagógico para o aprendizado e a conscientização sobre a preservação do patrimônio histórico-cultural, tendo o centro urbano da cidade de Areia-PB como foco de investigação. Os resultados ressaltam a importância de expandir essa prática para outras cidades históricas, favorecendo o ensino interdisciplinar, a valorização cultural e o engajamento dos estudantes com o patrimônio histórico e arquitetônico
Downloads
References
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2021.
CRESWELL, John W. Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. 5 ed. Califórnia: Sage Publications, 2021.
FLICK, Uwe. An Introduction to Qualitative Research. 7 ed. Califórnia: Sage Publications, 2022.
MATOS, Francisco de Castro. Turismo Pedagógico: O Estudo do Meio como Ferramenta Fomentadora do Currículo Escolar. SEMINTUR-VII Seminário de Pesquisa em Turismo no MERCOSUL. Turismo e Paisagem Relação Complexa. Universidade de Caxias do Sul [Caxias do Sul], 2012.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2010.
MOSER, Giancarlo; FERREIRA, Giovana Callado. Por uma Pedagogia da Memória Coletiva: Educação Patrimonial para a Preservação da Identidade e Cultura. Cadernos Cajuína Revista Interdisciplinar, v. 9, n.3, p. 1-19, 2024.
OLIVEIRA, Juliana Gomes de. Turismo pedagógico: uma análise comparativa entre instituições de ensino públicas e privadas do município de Currais Novos/RN. Monografia (Turismo), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, 2017.
PAIVA, Maria José Silva de Medeiros. Cartilha patrimonial: uma viagem pelo patrimônio cultural edificado de Jardim do Seridó/RN. Monografia (Turismo), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Espacialidades Journal

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The submission of manuscripts to this journal implies the transfer, by the authors, of the rights of printed and digital publication. The authors own copyrights to the works they have created and grant to the journal the right to initial publication, with simultaneous work licensed under the Creative Commons License CC BY-NC-SA 4.0, and for publication rights. The authors can publish their work online in institutional/disciplinary repositories or in their own websites. Authors can only use the same results in other publications, clearly indicating this journal as the means of the original publication.
The author also agrees to submit the work to the publication rules of the Espacialidades Journal mentioned above.
Espacialidades Journal is an open access journal under the Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License (CC BY-NC-SA 4.0)