POR QUE PENSAR A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO A PARTIR DE NARRATIVAS DOCENTES E HISTÓRIA PÚBLICA?

Autores

  • Marianna Carla Costa Tavares

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n1ID41557

Resumo

A história da educação é um campo do conhecimento consolidado há muito tempo, por meio dele compreendemos as transformações ao longo do tempo e os fundamentos históricos da educação brasileira. Propomos aqui refletir sobre a história da educação a partir de ações de história pública e como esse movimento traz uma nova perspectiva para a pesquisa educacional, a partir da experiência com entrevistas públicas e do trabalho com as narrativas docentes. A relação entre história oral e história pública nesse contexto potencializa ainda mais o caráter formativo das narrativas, de modo que é possível aprender sobre a pluralidade da docência e da educação a partir das narrativas. Ao lançar mão da história pública, propomos mais uma forma de analisar e desenvolver a pesquisa horizontal e próxima da comunidade.

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Publicado

29-09-2025

Como Citar

COSTA TAVARES, Marianna Carla. POR QUE PENSAR A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO A PARTIR DE NARRATIVAS DOCENTES E HISTÓRIA PÚBLICA?. Revista Espacialidades, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 140–154, 2025. DOI: 10.21680/1984-817X.2025v1n1ID41557. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/41557. Acesso em: 14 nov. 2025.