OS GINÁSIOS ESTADUAIS VOCACIONAIS (GVS) DE SÃO PAULO (1961-1969):

o que uma experiência dos anos de 1960 pode nos ensinar sobre história pública?

Autores

  • Caio Rodrigo Carvalho Lima

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n1ID41605

Resumo

Neste trabalho, reflete-se acerca dos aprendizados possíveis a partir dos Ginásios Vocacionais (GVs) de São Paulo (1961-1969) em sua relação com a história pública e a teoria da história. Em primeiro lugar, aproximam-se os significados dessas duas áreas (Santhiago, 2016; Rüsen, 2007; 2010; 2015). Em seguida, analisam-se algumas práticas pedagógicas dessas escolas, tendo como base as definições previamente apresentadas (Rovai, 2005; Neves, 2010; Mascellani, 2010). Em terceiro lugar, associa-se o que era feito nos GVs à história pública, à função e ao sentido da história conforme a teoria da história. Conclui-se que as equipes dos GVs trabalharam com concepções bem-delimitadas de história e de sua função social, possibilitando-se aprender acerca da função pública da história na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-09-2025

Como Citar

CARVALHO LIMA, Caio Rodrigo. OS GINÁSIOS ESTADUAIS VOCACIONAIS (GVS) DE SÃO PAULO (1961-1969): : o que uma experiência dos anos de 1960 pode nos ensinar sobre história pública?. Revista Espacialidades, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 276–294, 2025. DOI: 10.21680/1984-817X.2025v1n1ID41605. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/41605. Acesso em: 14 nov. 2025.