OS GINÁSIOS ESTADUAIS VOCACIONAIS (GVS) DE SÃO PAULO (1961-1969):
o que uma experiência dos anos de 1960 pode nos ensinar sobre história pública?
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n1ID41605Resumo
Neste trabalho, reflete-se acerca dos aprendizados possíveis a partir dos Ginásios Vocacionais (GVs) de São Paulo (1961-1969) em sua relação com a história pública e a teoria da história. Em primeiro lugar, aproximam-se os significados dessas duas áreas (Santhiago, 2016; Rüsen, 2007; 2010; 2015). Em seguida, analisam-se algumas práticas pedagógicas dessas escolas, tendo como base as definições previamente apresentadas (Rovai, 2005; Neves, 2010; Mascellani, 2010). Em terceiro lugar, associa-se o que era feito nos GVs à história pública, à função e ao sentido da história conforme a teoria da história. Conclui-se que as equipes dos GVs trabalharam com concepções bem-delimitadas de história e de sua função social, possibilitando-se aprender acerca da função pública da história na contemporaneidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Espacialidades

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)