A CONSTITUINTE SOB O ASSOMBRO DA CASERNA:
o medo como estratégia de controle na transição democrática
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n1ID41619Resumo
Analisam-se algumas estratégias utilizadas pelas Forças Armadas para limitar os avanços democráticos da Assembleia Nacional Constituinte de 1987-1988. Destaca-se o uso do medo como elemento de pressão sobre os constituintes, construído por meio de falas oriundas dos Ministros militares, especialmente o general Leônidas Pires Gonçalves, quando criticavam e se opunham frontalmente a algumas posições assumidas por parlamentares. Tais falas faziam crescer na sociedade e circular pela imprensa um clima de constante insegurança quanto a manutenção e consolidação da recente democracia, repercutindo na própria Assembleia, levando a recuos em algumas pautas e à manutenção no texto constitucional de alguns resquícios autoritários.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Espacialidades

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)