O FANTASMA DO NAVEGANTE:
A INVISIBILIDADE DA QUESTÃO RACIAL NAS ANÁLISES SOBRE A REVOLTA DA CHIBATA NO YOUTUBE
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n1ID41624Resumo
O uso constante do telefone celular por estudantes impõe diversos desafios ao professorado brasileiro. Contudo, o aparelho também tem sido utilizado pelo alunado para o estudo, a partir de conteúdos disponíveis na internet, em plataformas como o YouTube. Os vídeos dessa plataforma são o tema da pesquisa ora apresentada, cujo objetivo é selecionar e analisar vídeos para identificar marcadores de historicidade, cultura histórica e conceitos-chave relativos à disciplina, e compreender a dinâmica do uso de vídeos no YouTube como ferramenta de aprendizado. Para tanto, utilizou-se vídeos acerca da Revolta da Chibata e de João Cândido, analisando de que forma abordam as questões étnico-raciais inerentes à Revolta e ao personagem, o que tornou evidente como a plataforma pode tanto reproduzir invisibilidades históricas quanto servir como um espaço para novas narrativas e reflexões críticas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Espacialidades

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)