NO SERTÃO, A INVENÇÃO DA CIDADE INVISÍVEL
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n1ID41626Resumo
Em 1972, quando Italo Calvino lançou As cidades invisíveis - para muitos a mais icônica de suas obras literárias - o autor presenteou seus leitores com uma forma bastante única e peculiar de pensar a cidade: entre muitos elementos possíveis de serem analisados, destaca-se que as cidades de Calvino têm em comum o fato de não serem observáveis apenas pela visão física, material, produzida pelos olhos. O objeto do presente texto é uma cidade que não consta entre as cinquenta e cinco descritas na obra de Calvino, mas, ainda assim, carrega consigo muitos dos elementos capazes de nos fazer pensar nela como mais uma “cidade invisível”. Trata-se de Juazeiro do Norte, situada geograficamente no estado brasileiro do Ceará.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Espacialidades

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)