NO SERTÃO, A INVENÇÃO DA CIDADE INVISÍVEL
DOI :
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n1ID41626Résumé
Em 1972, quando Italo Calvino lançou As cidades invisíveis - para muitos a mais icônica de suas obras literárias - o autor presenteou seus leitores com uma forma bastante única e peculiar de pensar a cidade: entre muitos elementos possíveis de serem analisados, destaca-se que as cidades de Calvino têm em comum o fato de não serem observáveis apenas pela visão física, material, produzida pelos olhos. O objeto do presente texto é uma cidade que não consta entre as cinquenta e cinco descritas na obra de Calvino, mas, ainda assim, carrega consigo muitos dos elementos capazes de nos fazer pensar nela como mais uma “cidade invisível”. Trata-se de Juazeiro do Norte, situada geograficamente no estado brasileiro do Ceará.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Revue Espacialidades 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)