PROTAGONISMO FEMININO NA SECA DE 1877:
Estratégias e resistência nos Sertões
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n1ID41629Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar o papel das mulheres dentro da seca de 1877, investigando o cotidiano, as estratégias adotadas para sobrevivência e manutenção do lar em períodos de estiagem. Esses pontos irão possibilitar compreender como a seca impactou a vida dessas mulheres, em um âmbito social, econômico e privado. Em um sertão dito como lugar do outro, a figura feminina configura um cenário de persistência, força, coragem e resistência. Assim, o interesse em adentrar esse campo parte por meio dos poucos trabalhos que narrem a participação das mulheres como agente ativo ao combate contra a seca. Portanto, essa pesquisa busca explorar a dimensão social da escassez hídrica de 1877, notabilizando a presença da figura feminina como pilar de sustentação, dando evidencia ao seu protagonismo em tempo de calamidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Espacialidades

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)