A PRODUÇÃO DE LIVROS DE ENTREVISTAS DE HISTÓRIA ORAL COMO PRÁTICA DE HISTÓRIA PÚBLICA:

três estudos de caso.

Autores

  • Ulisses M. R. Franco

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n1ID41633

Resumo

Este relato de pesquisa discute algumas avaliações sobre os livros de história publicados no Brasil que venho consolidando para analisar a produção e publicação de três livros de entrevistas de história oral. Considerando o circuito do livro (Darnton, 2010) e as responsabilidades de autores e editores (Bragança, 2005), relaciono o que foi visto como “obras fronteiriças” (Glezer; Albieri, 2009) e narrativas mercadológicas (Malerba, 2014) aos livros de entrevista no eixo da história oral de intenção pública (Santhiago, 2013). Discuto as intersecções entre história pública e história oral materializadas nesse tipo de livro e aponto os principais aspectos das obras selecionadas para estudo de caso. Com as especificidades próprias de seu fazer, os livros de entrevistas de história oral asseguram e evidenciam uma reflexão permanente sobre intenções, métodos e resultados de pesquisas, tanto para autores quanto para leitores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-09-2025

Como Citar

M. R. FRANCO, Ulisses. A PRODUÇÃO DE LIVROS DE ENTREVISTAS DE HISTÓRIA ORAL COMO PRÁTICA DE HISTÓRIA PÚBLICA:: três estudos de caso. Revista Espacialidades, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 673–686, 2025. DOI: 10.21680/1984-817X.2025v1n1ID41633. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/41633. Acesso em: 14 nov. 2025.