A PRODUÇÃO DE LIVROS DE ENTREVISTAS DE HISTÓRIA ORAL COMO PRÁTICA DE HISTÓRIA PÚBLICA:
três estudos de caso.
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n1ID41633Resumo
Este relato de pesquisa discute algumas avaliações sobre os livros de história publicados no Brasil que venho consolidando para analisar a produção e publicação de três livros de entrevistas de história oral. Considerando o circuito do livro (Darnton, 2010) e as responsabilidades de autores e editores (Bragança, 2005), relaciono o que foi visto como “obras fronteiriças” (Glezer; Albieri, 2009) e narrativas mercadológicas (Malerba, 2014) aos livros de entrevista no eixo da história oral de intenção pública (Santhiago, 2013). Discuto as intersecções entre história pública e história oral materializadas nesse tipo de livro e aponto os principais aspectos das obras selecionadas para estudo de caso. Com as especificidades próprias de seu fazer, os livros de entrevistas de história oral asseguram e evidenciam uma reflexão permanente sobre intenções, métodos e resultados de pesquisas, tanto para autores quanto para leitores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Espacialidades

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)