TOMÁS SANTA ROSA
e o caleidoscópio do moderno e da modernização na Cidade da Parahyba (1909 -1932)
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n01ID38386Palabras clave:
Tomás Santa Rosa; Cidade da Parahyba; Modernidade; Artes Visuais; Ensino de história.Resumen
Trata-se de apresentar o afro-paraibano Tomás Santa Rosa em sua juventude, na Cidade de Parahyba, entre os anos de 1909 até 1932. Assim, pretende-se perceber uma singularidade biográfica afro-brasileira. Em seu espaço geracional e no seu tempo, Santa Rosa, presenciou as transformações da onda modernizadora que modificou a metamorfose urbanística da cidade e as tensões inscritas na aporia entre o antigo e o moderno. Sob a égide da História Social da Cultura e utilizando enquanto corpus documental fontes epistolares, jornais, revistas e bibliografias, buscou-se contribuir na elaboração de conhecimentos históricos e numa breve reflexão de como o Ensino de História pode ser ampliado com a inclusão da participação e do protagonismo de pessoas negras na História do Brasil.
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