TOMÁS SANTA ROSA

e o caleidoscópio do moderno e da modernização na Cidade da Parahyba (1909 -1932)

Auteurs-es

  • THIAGO DA SILVA UFPB

DOI :

https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n01ID38386

Mots-clés :

Tomás Santa Rosa; Cidade da Parahyba; Modernidade; Artes Visuais; Ensino de história.

Résumé

Trata-se de apresentar o afro-paraibano Tomás Santa Rosa em sua juventude, na Cidade de Parahyba, entre os anos de 1909 até 1932. Assim, pretende-se perceber uma singularidade biográfica afro-brasileira. Em seu espaço geracional e no seu tempo, Santa Rosa, presenciou as transformações da onda modernizadora que modificou a metamorfose urbanística da cidade e as tensões inscritas na aporia entre o antigo e o moderno. Sob a égide da História Social da Cultura e utilizando enquanto corpus documental fontes epistolares, jornais, revistas e bibliografias, buscou-se contribuir na elaboração de conhecimentos históricos e numa breve reflexão de como o Ensino de História pode ser ampliado com a inclusão da participação e do protagonismo de pessoas negras na História do Brasil.

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Publié-e

22-04-2025

Comment citer

DA SILVA, THIAGO. TOMÁS SANTA ROSA: e o caleidoscópio do moderno e da modernização na Cidade da Parahyba (1909 -1932). Revue Espacialidades, [S. l.], v. 1, n. 01, p. 880–896, 2025. DOI: 10.21680/1984-817X.2025v1n01ID38386. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/38386. Acesso em: 9 déc. 2025.