A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL SOBRE ANTIGO EGITO NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA

Autores

  • Wanderson Alberto da Silva PPGH/UFPB

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n01ID38461

Palavras-chave:

Antigo Egito; Cinema; Livro Didático; Ensino de História.×

Resumo

Este trabalho apresenta algumas análises fílmicas e metodológicas no ensino de História do Antigo Egito, observadas em sala de aula e na utilização dos livros didáticos de História de maior tiragem nos últimos anos. As análises são oriundas de pesquisas historiográficas, da história do cinema e da experiência docente de mais de 30 anos de magistério na educação básica. Destaco a importância da produção audiovisual como fonte histórica para o ensino de História do Antigo Egito, seu uso (adequado ou não) e seu não uso, presente ou ausente nos materiais didáticos mais utilizados pelos professores na nossa contemporaneidade tecnológica. Em linhas gerais, apresento algumas análises de títulos de considerável relevância para o professor de História que utiliza ou pretende utilizar esse recurso tão rico que é a produção audiovisual do objeto de conhecimento Antigo Egito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTONELLI, Maria Clara. Araribá conecta história: 6º ano: manual do professor. 1. ed. Editora Moderna, São Paulo: 2022.

BAKOS, Margaret (Org.). Egiptomania: o Egito no Brasil. São Paulo: Paris Editorial, 2004.

BRASIL, Ministério da Educação (MEC). Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em jul. 2024.

BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 6º ano: ensino fundamental: anos finais. 1ª ed. Editora FTD SA. São Paulo: FTD, 2022.

CAIMI, Flávia Eloísa; LAMBERTI, Mayara Hemann; FERREIRA, Mariluci Melo. O cinema como fonte histórica na sala de aula. Anais Eletrônicos do IX Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História - Florianópolis/SC: 2011.

CAIMI, Flávia Eloísa. Fontes históricas na sala de aula: uma possibilidade de produção de conhecimento histórico escolar? Anos 90, v. 15, n. 28, p.129-150, Porto Alegre: dez. 2008.

CAMPOS, Flávio de; CLARO, Regina; DOLHNIKOFF, Miriam. História: escola e democracia. São Paulo: Editra Moderna, 2019.

COTRIM, Gilberto. RODRIGUES, Jaime. Historiar, 6º ano: ensino fundamental, anos finais. 3. Ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

FERRO, Marc. Cinema e História. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FERRO, Marc. História: novos objetos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1995.

FUNARI, Raquel dos Santos. Imagens do Egito Antigo: Um estudo de representações históricas. Dissertação (Mestrado em História). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.

MEIRELLES, William Reis. O cinema na história. O uso do filme como recurso didático no ensino de história. História & Ensino, v. 10, p. 77-88, Londrina: out. 2004.

MENDES, Sandra Regina. FERNANDES, Fabiana de Marinho. Livros didáticos e o uso de filmes no ensino de História: Analises das propostas metodológicas sugeridas aos professores. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH – São Paulo: 2011

MINORELLI, Caroline; CHIBA, Charles. Superação! História 6º ano: manual do professor. 1. ed., São Paulo: Editora Moderna, 2022.

MORETTIN, Eduardo Victorio. O cinema como fonte histórica na obra de Marc Ferro. História: Questões e Debates, n. 38, p. 11-42. Editora UFPR, Curitiba: 2003.

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.

PINHATA, João Eduardo Watambe. Livro Integrado: Pré-Universitário: 3ª Série. Fortaleza: Sistema Ari de Sá de Ensino, 2022.

SHOHAT, Ella. Des-orientar Cleópatra: um tropo moderno da identidade. Cadernos Pagu (23), julho-dezembro de 2004, pp. 11-54

SILVA, Edlene Oliveira. O cinema na sala de aula: imagens da Idade Mediano filme. História: Questões e Debates. Nº 57 – Curitiba: Editora UFPR, 2012.

SILVA, Wanderson Alberto da. As contribuições oitocentistas na egiptomania e no ensino de História na Paraíba. In MENEZES DE SÁ, Ariane Norma de; BURITY, Luiz Mário; MARIANO, Nayana R. C. (Orgs.) Sociedade e cultura no Nordeste Oitocentista: trajetórias de pesquisa III. João Pessoa: Editora CCTA/UFPB, 2024, p. 370-388.

SILVA, Wanderson Alberto da. O ensino do Antigo Egito na Paraíba: uma perspectiva do professor de História sob as lentes da Proposta Curricular. II Encontro Ensinar História. UFPE, Recife: 2023.

SILVA, Wanderson Alberto da. História, a gente aprende vivendo: o ensino da história egípcia entre a prática em sala de aula e a proposta curricular do novo ensino médio da Paraíba (9016-1021). Dissertação, PPGH/UFPB. João Pessoa, 2023.

SOUZA NETO, José Maria Gomes de. Deuses do Egito (2016): uma narrativa fílmica da civilização branca. Transversos: Revista de História. Rio de Janeiro, n. 16, Agosto, 2019.

SOUZA NETO, José Maria Gomes de. Ensinando História Antiga e Medieval no Brasil: da inércia à potência. Brathair Grupo de Estudos Celtas e Germânicos, 21 (1), 2021.

TYLDESLEY, Joyce. Pirâmides: a verdadeira história por trás dos antigos monumentos do Egito. Trad. Cid Knipel. São Paulo: Globo, 2005.

ZANATTO, Rafael Morato. Luzes e sombras: Paulo Emilio Salles Gomes e a Cultura Cinematográfica (1954-9). Dissertação (Mestrado em História). Departamento de História – Faculdade de Ciências e Letras/Unesp. – Assis, 2013.

Downloads

Publicado

22-04-2025

Como Citar

ALBERTO DA SILVA, Wanderson. A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL SOBRE ANTIGO EGITO NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA. Revista Espacialidades, [S. l.], v. 1, n. 01, p. 227–231, 2025. DOI: 10.21680/1984-817X.2025v1n01ID38461. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/38461. Acesso em: 24 dez. 2025.