A cidade e as manifestações coletivas

a constituição da Praça Sete como espaço da expressão política

Autores/as

  • Fabiano Rosa de Magalhães

Palabras clave:

Sociologia das manifestações, protestos de rua, espaço público, Praça Sete (Belo Horizonte - MG)

Resumen

O objetivo deste artigo é buscar compreender a constituição da Praça Sete de Belo Horizonte enquanto espaço privilegiado de manifestações políticas. Nosso enfoque origina-se da perspectiva situada no campo da sociologia das manifestações, campo teórico que busca compreender a articulação entre os movimentos sociais e a expressão política nos espaços públicos das ruas e praças. Nosso argumento é de que a Praça Sete nem sempre foi considerada esse lugar privilegiado para as manifestações coletivas. Ela foi se constituindo como tal a partir do embate entre diversas forças políticas e suas diferentes concepções sobre oespaço público.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fabiano Rosa de Magalhães

Mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Instituto Federal do Norte de Minas – Campus Salinas.

Archivos adicionales

Publicado

23-12-2013

Cómo citar

MAGALHÃES, F. R. de. A cidade e as manifestações coletivas: a constituição da Praça Sete como espaço da expressão política. Revista Espacialidades, [S. l.], v. 6, n. 05, p. 130–158, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/17602. Acesso em: 19 may. 2024.