Sertão, sociedade e meio ambiente no rio Piranhas, Capitania da Paraíba do Norte, 1670-1750
Palabras clave:
Sertão, Rio Piranhas, período colonial, meio ambienteResumen
Os agentes sociais envolvidos na trama da colonização das terras dos sertões da América estavam influenciados pelos fatores ambientais, destarte, o presente artigo intenta analisar elementos da relação entre homem e natureza durante o período colonial no interior da América Portuguesa. Para viabilizar esse trabalho foi selecionado o Sertão do Rio Piranhas, assentado no interior da Capitania da Paraíba do Norte, pois, entre outras questões, esteve envolvido na dinâmica da ocupação do oeste do Brasil a partir da abundância de terras atrativas à cultura criatória. Essa característica somada a outros elementos ambientais como a prevalência do clima semiárido e escassez de águas contribuíram para os conflitos entre colonos e indígenas, para a configuração das alianças entre colonos e a conformação das propriedades.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)