As memórias de Mestre Tagibe entre as batidas do Congo
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2017v12n01ID17655Palabras clave:
Banda de Congo, Cariacica, Carnaval de Congo, Memória, Mestre TagibeResumen
Este artigo apresenta um breve histórico do Carnaval de Congo no estado do Espírito Santo, e em particular o Carnaval de Congo de Máscaras que ocorre anualmente na região rural de Roda D’água, no mesmo período da Festa de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Estado do Espírito Santo. Pela memória de seus antepassados, pelo amor a batida do tambor e ao som da casaca, esta manifestação cultural vive e sobrevive, se constrói e se reconstrói, sendo passada de pai para filho, de avô para neto entre as gerações que persistem em manter essa identidade. Com uma narração feita pelo Mestre Tagibe, busca-se aqui o levantamento de alguns pontos acerca da história do Congo de Cariacica, sua origem, tradição e comemoração de uma década da Banda de Congo familiar, com raízes centenárias.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)