A eficiência cultural da forma
apontamentos sobre o uso de imagens nas áreas de história e antropologia visual
Palabras clave:
História, Antropologia da Imagem, Cultura e Fontes Visuais, MetodologiaResumen
O artigo promove uma discussão teórica acerca do uso das imagens como forma de produção do conhecimento, em um momento em que o debate acerca da cultura visual é relevante à compreensão do mundo contemporâneo. Mais especificamente, o recorte visa aprofundar a problemática do emprego de imagens dentro do campo da História, cujo trabalho com fontes visuais tem levantado impasses teóricometodológicos. Devido ao desenvolvimento da área em questão na Antropologia, mais especificamente na Antropologia da Imagem, propomos aproximações em ambas as áreas, especialmente no que tange às contribuições da Antropologia da Imagem para o campo historiográfico. Ao longo do trabalho será discutida a potencialidade das perspectivas historicizantes das imagens, noções de história, representação e verdade e a imagem dentro de uma sociedade (“História Social da imagem”), amparadas e em diálogos constantes com preocupações da Antropologia da Imagem, como a mudança de olhar, a alteridade e a cultura.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)