Lazer, prazer e dor em Campina Grande nas décadas de 1940-1950

Autores/as

  • Antonio Clarindo Barbosa de Souza

Palabras clave:

lazer, prazer, Campina Grande

Resumen

O presente artigo faz parte de nossa tese de doutorado intitulada Lazeres permitidos, prazeres proibidos: sociedade, cultura e lazer em Campina Grande (1945-1965). Esta parte em especial trata dos festejos natalinos e das formas de convivências entre os populares e as elites nos momentos da festa e de suas disputas pelo espaço diversional. É importante a ressaltar no texto o entrecruzamento de fontes. Usamos aqui jornais diários, jornaizinhos de festas, depoimentos orais e depoimentos para periódicos, além de discursos dos processos-crime e mesmo revistas nacionais. Metodologicamente apresentamos casos exemplares da vida dos populares, discutimos teoricamente o lugar ocupado por estas pessoas nos discursos e buscamos detectar a importância dos momentos de lazer, prazer e dor em tais vidas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Antonio Clarindo Barbosa de Souza

Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, atuando como professor dos cursos de graduação e pós-graduação em História da Universidade Federal de Campina Grande, UFCG.

Archivos adicionales

Publicado

24-12-2012

Cómo citar

SOUZA, A. C. B. de. Lazer, prazer e dor em Campina Grande nas décadas de 1940-1950. Revista Espacialidades, [S. l.], v. 5, n. 04, p. 22–52, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/17751. Acesso em: 3 jul. 2024.