CONJUNTOS URBANOS TOMBADOS NO CEARÁ:
a atribuição de valor de testemunho histórico como uma escrita do patrimônio (1978-2003)
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2022v18n2ID28978Palabras clave:
Patrimônio, Escrita, HistóriaResumen
O artigo analisa a utilização da escrita da história como atribuição de valor de testemunho histórico relacionado a conjuntos urbanos patrimonializados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artísitico Nacional-IPHAN no Ceará. Partindo dos pareceres do conselho consultivo do IPHAN que ratifica a patrimonialização a nível nacional, temos como objetivo principal apontar caminhos na compreensão do processo de patrimonialização de conjuntos urbanos no estado do Ceará, entre os anos de 1978 a 2003, em sua relação com uma escrita da história baseada numa atribuição de valor de testemunho histórico. Dessa maneira, o recorte e tema nos traz reflexões sobre como a escrita da história foi instrumentalizada como forma de produção e visualização do passado.
Descargas
Citas
CATROGA, Fernando. O Culto dos Mortos como uma Poética da Ausência. ArtCultura, Uberlândia, v. 12, n. 20, 2010 p. 163-182.
CHUVA, Márcia. Os Arquitetos da Memória: sociogenese das práticas de preservação do patrimônio cultural no Brasil (anos 1930-1940). Rio de Janeiro: Ed. UFRJ/IPHAN, 2009.
CASTRO, José Liberal de. Trecho Urbano de Viçosa do Ceará. In: REIS FILHO, Nestor Goulart (Org.); FINGER, Anna Elisa (Org.). Pareceres do Conselho Consultivo: cidades históricas, conjuntos urbanísticos e arquitetônicos. Brasília: IPHAN, 2011.
FONSECA, Maria Cecília Londres. O Patrimônio em Processo: trajetória da política federal de preservação no Brasil. Rio de Janeiro: UFRJ/MinC-IPHAN, 2005.
GUIMARÃES, Manuel Luiz Salgado. Vendo o Passado: representações e escrita da história. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v.15, n.2, 2007, p. 11-30.
HARTOG, François. Regimes de Historicidade: presentismo e experiências do tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
LOPES, Daniel Barreto. A Atribuição de Valor a Conjuntos Urbanos Tombados Face a Rede de Patrimônio Cultural do Piauí pelo Iphan (2006-2012). 2019. Dissertação de Mestrado apresentada no Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural-PEP/IPHAN, Rio de Janeiro, 2019.
POLLAK, Michael. Memória e Identidade Social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 5, n. 10, 1992, p. 200-212.
POULOT, Dominique. Uma História do Patrimônio no Ocidente. São Paulo: Estação Liberdade, 2009.
__________________. O Patrimônio na França: uma geração de história (1980-2010). In: CÂNDIDO, Manuelina Maria Duarte; RUOSO, Carolina (Org.). Museus e Patrimônio: experiências e devires. Recife: Fundação Joaquim Nabuco/Editora Massangana, 2015.
SANTOS, Angelo Oswaldo de Araújo. Conjunto Arquitetônico e Urbanístico de Icó. In: REIS FILHO, Nestor Goulart (Org.); FINGER, Anna Elisa (Org.). Pareceres do Conselho Consultivo: cidades históricas, conjuntos urbanísticos e arquitetônicos. Brasília: IPHAN, 2011.
SANTOS, Angelo Oswaldo de Araújo. Conjunto Arquitetônico e Urbanístico da Cidade de Sobral. In: REIS FILHO, Nestor Goulart (Org.); FINGER, Anna Elisa (Org.). Pareceres do Conselho Consultivo: cidades históricas, conjuntos urbanísticos e arquitetônicos. Brasília: IPHAN, 2011.
VELOSO, Marisa. O Tecido do Tempo: o patrimônio cultural no Brasil e a Academia Sphan. Brasília: Editora Universitária de Brasília, 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Espacialidades
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)