Narrativas fotográficas:
A enchente de 1980 pelas fotografias do Arquivo Histórico Manoel Domingues (FCCM)
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2023v19n2ID31482Palabras clave:
Fotografia, História, Arquivo, Enchentes, Marabá (PA)Resumen
A cidade de Marabá (PA), é bastante conhecida por suas enchentes, desde sua fundação. São momentos previstos na vida dos moradores da cidade. Este artigo busca contribuir analisando e contando sobre a enchente do ano de 1980 dos rios Tocantins e Itacaiúnas, considerada a maior da história da cidade, através das fotografias do Arquivo Histórico Manoel Domingues (FCCM). Para fins metodológicos, fizemos uma revisão teórica sobre o documento fotográfico, e um contexto histórico da cidade de Marabá (PA). Além disso, analisamos e interpretamos 5 (cinco) fotografias que representam fragmentos sobre o recorte desse artigo. Esse estudo, corrobora o quanto as fotografias do Arquivo Histórico oferecem possibilidades diversas de leituras e estudos sobre a memória e a história local.
Descargas
Citas
REFERÊNCIAS
Entrevista
DIAS, Manoel Duarte. Entrevista sobre as enchentes em Marabá (PA). Marabá: 2022.
Fotografias
FUNDAÇÃO CASA DA CULTURA DE MARABÁ (Marabá, Pará, Brasil). Acervo fotográfico do Arquivo Histórico Manoel Domingues.
Bibliografia
ARAÚJO, Camila; PAULA, Silas de. O arquivo fotográfico e o indivíduo moderno. Ícone: Recife, v.2, n.5, dez.2009.
CANABARRO, Ivo Santos. Fotografia e História: questões teóricas e metodológicas. Visualidades: Goiânia, v.13, n.1, p. 98-125, jan-jun 2015.
CANABARRO, Ivo. Fotografia, história e cultura fotográfica: Aproximações. Estudos Ibero-Americanos de Filosofia e Ciências Humanas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul: Porto Alegre, v.31, n.2, p.23-39, dez. 2005.
CARVALHO, Telma Campanha de. Fotografia e Cidade: São Paulo na década de 1930. Projeto História: São Paulo, 19, nov., 1999.
CIAVATTA, Maria. O mundo do trabalho em imagens: a fotografia como fonte histórica (Rio de Janeiro, 1900-1930). Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 1993.
ESTADO DO PARÁ. Pelo Tocantins paraense: uma viagem a Marabá. Belém: Officinas Gráphicas do Instituto Lauro Sodré, 1927, 144p.
FABRIS, Annateresa. Discutindo a imagem fotográfica. Domínios da imagem: Londrina, v.1, n.1, p.31-41. Nov. 2007.
FUNDAÇÃO CASA DA CULTURA DE MARABÁ (Marabá, Pará, Brasil). Institucional: Sobre nós. Disponível em: http://casadaculturademaraba.org/sobre-nos/ . Acesso em: 28 maio 2021.
GONÇALVES, Tatiana Fecchio da Cunha. Particularidades da análise fotográfica. Discursos fotográficos: Londrina, v.5, n.6, p.229-244, jan./jun. 2009.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE) (Brasil), Panorama: cidades. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil+/pa/maraba/panorama. Acesso em: 30 maio 2021.
KNAUSS, Paulo. O desafio de fazer História com imagens: arte e cultura visual. ArtCultura: Uberlândia, v.8, n.12, p.97-115, jan.- jun., 2006.
KOSSOY, Boris. Fotografia e História. Série Princípios. São Paulo: Ática, 1989.
KOURY, Mauro Guilherme Pinheiro. Fotografia, Memória e Sociabilidade. Revista Brasileira de Sociologia da Emoção: João Pessoa, v. 7, n. 20, p. 160 a 176. Ago. 2008.
LOPES, Marcos Felipe de Brum; MAUAD, Ana Maria. MUAZE, Mariane. Retratos do Brasil Contemporâneo: práticas fotográficas nos séculos XIX e XX. REB. Revista de Estudios Brasilenõs: Salamanca, Espanha, v.4, n.8, 2017.
MATTOS, Maria Virgínia Bastos de. História de Marabá. 2. ed., revista e aumentada. Marabá: Fundação Casa de Cultura de Marabá, 2013.
MAUAD, Ana Maria; LOPES, Marcos Felipe de Brun. História e Fotografia. In: CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo. Novos Domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
MAUAD, Ana Maria. Milton Guran, a fotografia em três tempos. Studium: Campinas, v.28, 2009.
MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. A fotografia como documento – Robert Capa e o miliciano abatido na Espanha: sugestões para um estudo histórico. Tempo: Niterói, v.7, n. 13, 2002.
MIGUEL, Maria Lúcia Cerruti. A fotografia como documento: uma instigação à leitura. Acervo: Rio de Janeiro, v.6, n. 1⁄2, p. 121-132, jan./dez. 1993.
MONTARROYOS, Heraldo Elias de Moura. História Social e Econômica da Casa Marabá: Reconstruindo o Cotidiano de um Barracão na Amazônia Oriental entre 1898 e 1906. Campinas: história e-história, v. 1, p. 1-20, 2013.
MORAES, Almir Queiroz de. Pelas trilhas de Marabá. São Sebastião do Paraíso (MG): Chromo Arte, 1998, 142 p.
ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Senac, 2009.
SAMAIN, Etienne. As peles da fotografia: fenômeno, memória/arquivo. Desejo. Visualidades: Goiânia, v.10, n.1, p.151-164, jan./jun. 2012.
SCHAEFFER, Jean-Marie. A imagem precária: Sobre o dispositivo fotográfico. Tradução Eleonora Bettman. Campinas: Papirus, 1996.
VELHO, Otávio Guilherme. A extração livre. In: Frente de expansão e estrutura agrária: estudo do processo de penetração numa área da Transamazônia [online]. Centro Edelstein de Pesquisas Sociais: Rio de Janeiro, p. 29-51, 2009.
VELHO, Otávio Guilherme. Marabá da castanha e do diamante. In: Frente de expansão e estrutura agrária: estudo do processo de penetração numa área da Transamazônia [online]. Centro Edelstein de Pesquisas Sociais: Rio de Janeiro, p. 52-66, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Espacialidades
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)