FONTE HISTÓRICA PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO INDÍGENA

uma análise do acervo documental do Serviço de Proteção aos Índios e o processo de escolarização dos Potiguara na Paraíba

Autores/as

  • Dárcya Araújo Universidade Federal da Paraíba
  • Cláudia Cristina do Lago Borges UFPB

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n01ID38400

Palabras clave:

indígenas Potiguara; SPI; Museu do Índio; escolarização indígena.

Resumen

A política tutelar operada pelo Estado brasileiro entre as populações indígenas teve respaldo no discurso da educação desses povos em função da retórica de civilização e nacionalização, amplamente propagada nas primeiras décadas da República. Com a criação do Serviço de Proteção aos Índios (SPI), em 1910, a educação passou a ocupar um espaço de foco na ação protecionista estatal, com fins de assimilação do índio à identidade nacional, o que Lima (1992) denomina de “pedagogia da nacionalidade e do civismo”. A presente pesquisa teve, portanto, como objetivos apresentar o acervo documental digital do SPI, arquivado no Museu do Índio, no Rio de Janeiro/RJ, e discutir seus usos para a pesquisa sobre política educacional indigenista no século XX, a partir da aplicação ao contexto da ação tutelar exercida pelo órgão federal entre os Potiguara, na Paraíba. 

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Biografía del autor/a

Cláudia Cristina do Lago Borges, UFPB

Professora Associada do Dep. de História da UFPB. Integrante do programa do PPGH e do Profhistória/UFPB. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Abaiara - Estudos Indígenas da Paraíba.

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Publicado

22-04-2025

Cómo citar

ARAÚJO, Dárcya; BORGES, Cláudia Cristina do Lago. FONTE HISTÓRICA PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO INDÍGENA: uma análise do acervo documental do Serviço de Proteção aos Índios e o processo de escolarização dos Potiguara na Paraíba. Revista Espacialidades, [S. l.], v. 1, n. 01, p. 816–831, 2025. DOI: 10.21680/1984-817X.2025v1n01ID38400. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/38400. Acesso em: 24 dic. 2025.