AO SOM DOS CLIQUES DAS CÂMERAS
Fotografias das “Mulheres dos escombros” no ensino de História
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n01ID38455Resumen
O presente trabalho trata sobre a importância da inserção das mulheres no ensino de história. Busca evidenciar o papel das “mulheres dos escombros” depois da Segunda Guerra Mundial, tendo a fotografia como fonte e a análise imagética enquanto proposta de linguagem historiográfica para a construção do conhecimento através das imagens, dentro dos conteúdos comumente mais trabalhados na conjuntura escolar. Alguns dos aportes teóricos são: Jörn Rüsen (2007), com os conceitos de consciência histórica e cultura histórica em relação ao ensino de História; François Hartog (2013), a respeito da relação entre passado, presente e futuro para a construção do conhecimento histórico; e Ana Maria Mauad (2008) e Johanna Smit (1996), com suas contribuições teóricas e metodológicas acerca das imagens enquanto documentos históricos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Espacialidades

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)