AO SOM DOS CLIQUES DAS CÂMERAS
Fotografias das “Mulheres dos escombros” no ensino de História
DOI :
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n01ID38455Résumé
O presente trabalho trata sobre a importância da inserção das mulheres no ensino de história. Busca evidenciar o papel das “mulheres dos escombros” depois da Segunda Guerra Mundial, tendo a fotografia como fonte e a análise imagética enquanto proposta de linguagem historiográfica para a construção do conhecimento através das imagens, dentro dos conteúdos comumente mais trabalhados na conjuntura escolar. Alguns dos aportes teóricos são: Jörn Rüsen (2007), com os conceitos de consciência histórica e cultura histórica em relação ao ensino de História; François Hartog (2013), a respeito da relação entre passado, presente e futuro para a construção do conhecimento histórico; e Ana Maria Mauad (2008) e Johanna Smit (1996), com suas contribuições teóricas e metodológicas acerca das imagens enquanto documentos históricos.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Revue Espacialidades 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)