AO SOM DOS CLIQUES DAS CÂMERAS

Fotografias das “Mulheres dos escombros” no ensino de História

Auteurs-es

  • Aline Vieira Fernandes Universidade Federal de Campina Grande

DOI :

https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n01ID38455

Résumé

O presente trabalho trata sobre a importância da inserção das mulheres no ensino de história. Busca evidenciar o papel das “mulheres dos escombros” depois da Segunda Guerra Mundial, tendo a fotografia como fonte e a análise imagética enquanto proposta de linguagem historiográfica para a construção do conhecimento através das imagens, dentro dos conteúdos comumente mais trabalhados na conjuntura escolar. Alguns dos aportes teóricos são: Jörn Rüsen (2007), com os conceitos de consciência histórica e cultura histórica em relação ao ensino de História; François Hartog (2013), a respeito da relação entre passado, presente e futuro para a construção do conhecimento histórico; e Ana Maria Mauad (2008) e Johanna Smit (1996), com suas contribuições teóricas e metodológicas acerca das imagens enquanto documentos históricos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Publié-e

22-04-2025

Comment citer

VIEIRA FERNANDES, Aline. AO SOM DOS CLIQUES DAS CÂMERAS: Fotografias das “Mulheres dos escombros” no ensino de História. Revue Espacialidades, [S. l.], v. 1, n. 01, p. 232–245, 2025. DOI: 10.21680/1984-817X.2025v1n01ID38455. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/38455. Acesso em: 10 déc. 2025.