"FIZ ABRIR UM LAZARETO PARA TRATAR UM VARIOLOSO"
Os enunciados de combate à varíola no Rio Grande do Norte no fim do século XIX
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n01ID38465Palavras-chave:
Varíola. Isolamento. Rio Grande do Norte.Resumo
Este trabalho tem por objetivo analisar os enunciados discursivos de combate à varíola na segunda metade do século XIX publicados nos Relatórios de Presidente de Província/Estado do Rio Grande do Norte e nos escritos de Câmara Cascudo. A capital potiguar era lugar onde os corpos adoecidos de varíola eram tratados por meio do isolamento dos doentes em espaços de clausura, a exemplo do Lazareto da Piedade. Para melhor entender esse modelo de isolamento, dialogo com o debate empreendido por Michel Foucault (1979) de medicina urbana. Utilizando como metodologia a análise do discurso de ordem foucaultiana, concluo que a varíola, tornando-se objeto de atenção do governo, fez impor a noção de salubridade a uma sociedade desigual carente de higiene pública, além de vacinofóbica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Espacialidades

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)