TERESINA: SITUAÇÃO DE CALMA E ORDEM”:
as representações do golpe de 1964 nos jornais piauienses (1961-1969)
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n1ID41615Resumen
Neste artigo visamos analisar as representações produzidas pela imprensa piauiense durante o golpe de 1964 e a instalação do regime ditatorial. Como objetivos específicos, analisamos como os jornais representaram a repressão no pós-golpe no estado do Piauí. Investigamos o “lugar social” dos jornais piauienses analisados com o intuito de entender quais são os grupos sociais que compõem os noticiosos e quais os interesses que eles defendem. As fontes hemerográficas utilizadas foram: O Dia e Estado do Piauí. A metodologia utilizada foi de natureza hemerográfica, bibliográfica, qualitativa e empírica. A pergunta norteadora da pesquisa: como os jornais piauienses representaram o golpe de 1964 para os seus leitores? Os principais autores utilizados foram: Certeau (1998), Castro (2022), Oliveira (2008), Fico (2014), Reis Filho (2000).
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Espacialidades

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)