Memória, testemunho e oralidade:
reflexões de um discurso originário
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n1ID41634Resumen
Esse texto propõe elaborar uma reflexão sobre memória, testemunho e oralidade a partir de trechos do discurso de posse da primeira ministra indígena do Brasil. Essa reflexão passa pelo pensamento decolonial – o qual é fundante para se debruçar sobre as narrativas originárias – além de propor realizar uma breve reflexão sobre o papel do historiador frente ao testemunho originário. As impressões da autora, enquanto uma mulher negra de origem afro-indígena, estarão sempre e intencionalmente inseridas. Verifica-se, portanto, que o protagonismo destinado à essas vozes insubordinadas produz o conhecimento capaz de conduzir a sociedade para um caminho de mais lutas e menos silenciamentos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Espacialidades

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)