A imprensa negra do Rio Grande do Sul e alguns de seus homens
DOI :
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2017v12n01ID17650Mots-clés :
Imprensa negra, Rio Grande do Sul, Homens, Negros, TrajetóriasRésumé
A proposta do texto é destacar quem era os homens que estavam por trás da elaboração de jornais de cunho racial no estado do Rio Grande do Sul. O contexto do estudo circunda o pós-abolição, focando os jornais negros que circularam na capital, Porto Alegre, e em uma cidade do interior, Pelotas. Essa última, durante o império possuía mais prestígio econômico que a capital. No entanto, Pelotas, no século XX passou a viver com a economia estagnada. A principal fonte, a imprensa negra, permite muitas possibilidades de análise, uma delas é conhecer os seus interlocutores. Brevemente destacadas as experiências desses homens, elas se tornam essenciais para compreender tanto suas trajetórias como sua escrita.
Téléchargements
Fichiers supplémentaires
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)