Fronteiras da memória, identidades imaginadas
uma análise histórica e cultural das fronteiras da Carélia no contexto da emancipação finlandesa, XIV-XIX
DOI :
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2016v9n01ID17780Mots-clés :
Carélia, Finlândia, Fronteiras, CulturaRésumé
O objetivo deste artigo é analisar questões pertinentes a cultura da região fronteiriça da Carélia desde o século XIV, bem como assim lançar considerações sobre o processo de emancipação da Finlândia e seu processo de formação do ideário nacionalista no século XIX. A partir das considerações de Pentikäinen (1989), realizo uma análise sobre questões pertinentes sobre a cultura balto-fínica e sua influência na região da Carélia, esta que foi desde o século XIV dividida entre Finlandeses e Russos e acabou sendo o principal local de coleta de poemas e cânticos populares pelo etnógrafo Elias Lönnrot, dentro de um movimento de redescoberta da cultura popular, termo usado aqui a partir de Peter Burke (2010). Podemos perceber também a necessidade de ampliar o debate sobre história, literatura e nacionalismo com ressonâncias culturais, e neste caso específico a história carélia e finlandesa, algo pouquíssimo estudado na academia brasileira.
Téléchargements
Fichiers supplémentaires
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)