Drácula e ansiedades do século XIX
colonização reversa, homossexualidade, sexualidade feminina e loucura
DOI :
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2020v16n2ID20303Mots-clés :
Dracula, Colonização-reversa, Sexualidade e LoucuraRésumé
Em Drácula (1897), de Bram Stoker, o vampiro seduz suas vítimas de forma que elas sentem que estão sendo corrompidas por vontade própria, acreditando transgredir uma série de regras estabelecidas pela sociedade em que estão inseridas, como valores morais e religiosos. O famoso vampiro tem a capacidade de encarnar
ansiedades do século XIX, tais como os medos de colonização reversa ou imigração, homossexualidade, sexualidade feminina evidente e desordens psicológicas. Portanto, combater o monstro significa restaurar o que é considerado como a ordem social legítima.
Téléchargements
Fichiers supplémentaires
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)