CIDADE E SAÚDE
O HOSPITAL REAL DE TODOS-OS-SANTOS DE LISBOA (SÉCULOS XVI-XVIII)
DOI :
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2021v17n1ID21889Résumé
Fundado com a anterioridade a 1492, em Lisboa, o Hospital Real de Todos-os-Santos foi o primeiro edifício público hospitalar de iniciativa régia em Portugal. Em atividade até 1775, quando se inicia a sua demolição, o edifício, marcou o desenho da cidade, dos seus espaços públicos e de circulação, tornando-se um símbolo do poder régio e de urbanidade. Tendo por base a documentação administrativa pertencente ao arquivo do hospital, obras de autores coevos, iconografia da cidade e vária documentação de outros fundos, este texto procura contribuir para a compreensão do edifício e para a sua caracterização como espaço de saúde. Pretende-se igualmente analisar o hospital como local social, elemento ordenador do espaço urbano, e símbolo cívico, prestigiador dos seus promotores, na linha em que têm sido estudados outros hospitais europeus por Félez (1979), Bianchi e S?o? (2006) e Piccini (2016).
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)