LUGARES SAGRADOS JIRIPANKÓ:
o terreiro e o poró enquanto patrimônios culturais indígenas no Sertão de Alagoas
DOI :
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2022v18n2ID30326Résumé
Este artigo tem como objetivo descrever os lugares sagrados do território indígena como patrimônios culturais e lugares de memórias que possibilitam a socialização dos saberes, fazeres e crenças religiosas Jiripankó. Assim, partiremos do embasamento teórico em obras de autores como Ana Martins (2013), António Mendes (2012), Claudia Mura (2013), Joël Candau (2012), Lucia Velthem (2017), Maurice Halbwachs (2003), Maria Pinheiro (2017), Michael Pollak (1992), Pierre Nora (1993), Priscila Matta (2005) e Ulpiano de Meneses (2012), em consonância com as pesquisas de campo que vêm sendo desenvolvidas desde o ano de 2015, para possibilitar uma compreensão e descrição dos lugares sagrados – terreiro e poró – como patrimônios culturais do povo Jiripankó, habitante no Sertão do estado de Alagoas.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revue Espacialidades 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)