MORRER EM DEFESA DA FÉ
a representação da mulher santificada na biografia de Benigna Cardoso
DOI :
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n01ID38538Mots-clés :
Benigna; devoção; Santidade; Biografia.Résumé
Este trabalho tem como objetivo discutir a representação do feminino santificado presente na biografia oficial de Benigna Cardoso da silva, jovem que foi estuprada e assassinada no dia 24 de outubro de 1941 por um colega de classe. O fato ocorreu na cidade de Santana do Cariri-CE e a partir de então iniciou-se a devoção à Benigna, ocorrendo desde 2004 romarias no local de seu martírio. Considerando a biografia “Benigna: um lírio no sertão cearense” o primeiro escrito oficial a respeito da história de vida da mártir, o eixo de problematização deste trabalho consiste em questionar como os elementos presente nessa fonte reforçam um modelo ideal de jovem/mulher, enfatizando sobretudo os valores, formas de agir e se comportar perante a sociedade partindo sobretudo de um modelo cristão.
Téléchargements
Références
ALVES, Daniele Ribeiro. Decifrando o sagrado feminino: assassinato e devoção a Maria de bil em Várzea Alegre-Ce. 2014. Dissertação (Mestrado em Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza,2014.
ANDRADE, Solange Ramos de. A religiosidade católica e a santidade do mártir. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, v. 37, 2008.
BARRETO, Polliana de Luna Nunes; HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho. Gênero e Educação: o feminino santificado no Cariri cearense. INTERthesis: Revista Internacional Interdisciplinar, v. 16, n. 2, p. 37-56, 2019.
BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. Usos e abusos da história oral, v. 8, p. 183-191, 1996.
CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Tradução de Maria de Lourdes Menezes. Revisão técnica de Arno Vogel. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.
CHARTIER, Roger. A História Cultural: Entre Práticas e Representações. Rio de Janeiro: Bertrand, 1990.
DA SILVA, Tatiana Olegário. “Mártir da pureza, heroína da castidade”: a construção da santidade de Benigna Cardoso em Santana do Cariri/CE-(1941-2022). Dissertação de mestrado, São Luís-MA. 2023.
DA SILVA, Tatiana Olegário. “Virgem, pura e casta”: a sacralização feminina na construção da imagem física de Benigna. Revista Cadernos de Clio, [S. l.], v. 14, n. 1, 2024.
DISCINI, Norma. Para o estilo de um gênero / For the style of a gender. Revista Bakhtiniana, São Paulo, 7 (2): 75-94, Jul./Dez. 2012.
DOSSE, François. O desafio biográfico: escrever uma vida. São Paulo: Editora EDUSP, 2009.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Edições Loyola, 2012.
GENEROSO, Welinaidia de Sousa. Tramas da morte, caminhos da salvação: a construção da santidade de Filomena Lacerda. 2023. Dissertação (Mestrado em História), Centro de Humanidades, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023.
GUARIZA, Nádia Maria. História de religiosas brasileiras: entre biografias e hagiografias. Diálogos (Maringá. Online), v. 19, n.3, p. 1253-1281, set.-dez./2015.
MARTINS, William de Souza. Mártires, freiras, beatas penitentes e matronas caridosas: modelos de santidade feminina na América Portuguesa (século XVIII). Caderno Socioambiental, p. 13-28, 2013.
MORAIS, Álvaro Dellano Rios. O povo fez sua santa: Canonização espontânea nas narrativas dos devotos de Mártir Francisca de Aurora. 2008. Dissertação (Mestrado em Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.
NOBRE, Edianne dos Santos. O teatro de Deus: a construção do espaço sagrado de Juazeiro a partir de narrativas femininas (Ceará, 1889-1898). 2010. Dissertação (Mestrado em História). Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SANTOS, Cícero Joaquim dos. No entremeio dos mundos: tessituras da morte da Rufina na tradição oral. Fortaleza: UECE, 2009.
SCOTT, Joan W. História das mulheres. In: BURKE, Peter (Org.). A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Unesp. 1992.
SILVA, Maria Aurislane carneiro. Paisagens devocionais do sagrado feminino: estratégias político-simbólicas na devoção à menina benigna, em Santana do cariri (CE). Dissertação de mestrado, Fortaleza. 2023
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Revue Espacialidades 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)