SÍTIO DA TRINDADE OU ARRAIAL DO BOM JESUS? MEMÓRIA, MEMÓRIA HISTÓRICA E RESSIGNIFICAÇÃO DO ESPAÇO:
uma experiência com os alunos do segundo ano do Ensino Médio na ETE Dom Bosco- Recife-PE
DOI :
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n01ID38563Résumé
O presente trabalho traz um relato de experiência da prática docente na disciplina de Estágio Supervisionado II, desenvolvida na Universidade Federal Rural de Pernambuco(UFRPE), tendo como campo prático a Escola Técnica Estadual Dom Bosco, Recife (PE). A partir do trabalho com a pedagogia de projetos, buscou-se discutir a relação dos alunos com o espaço, a memória e a memória histórica, visto a importância histórica do local que cerca a escola, o Sítio da Trindade, um importante forte de resistência à ocupação holandesa em Pernambuco no século XVII. Enxergamos neste local uma potencialidade de aproximação entre conteúdo e cotidiano dos discentes, podendo, assim, encher de significado o conhecimento histórico, nos aproximando das realidades e vivências de nossos estudantes.
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