SÍTIO DA TRINDADE OU ARRAIAL DO BOM JESUS? MEMÓRIA, MEMÓRIA HISTÓRICA E RESSIGNIFICAÇÃO DO ESPAÇO:

uma experiência com os alunos do segundo ano do Ensino Médio na ETE Dom Bosco- Recife-PE

Autores/as

  • Jose Roberto Da Silva Junior UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n01ID38563

Resumen

O presente trabalho traz um relato de experiência da prática docente na disciplina de Estágio Supervisionado II, desenvolvida na Universidade Federal Rural de Pernambuco(UFRPE), tendo como campo prático a Escola Técnica Estadual Dom Bosco, Recife (PE).  A partir do trabalho com a pedagogia de projetos, buscou-se discutir a relação dos alunos com o espaço, a memória e a memória histórica, visto a importância histórica do local que cerca a escola, o Sítio da Trindade, um importante forte de resistência à ocupação holandesa em Pernambuco no século XVII. Enxergamos neste local uma potencialidade de aproximação entre conteúdo e cotidiano dos discentes, podendo, assim, encher de significado o conhecimento histórico, nos aproximando das realidades e vivências de nossos estudantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALBUQUERQUE , Marcos. Forte Real do Bom Jesus: resgate arqueológico de um sítio histórico de J Marcos Albuquerque . Veléda Lucena. - Recife : s.n . 1988 (Recife: CEPE).

ALBUQUERQUE, Marcos. Fortes de Pernambuco : imagens do passado e do presente/ Marcos Albuquerque. Lucena, Veléda Lucena. Doris Walmsley. - Recife : Graftorrc, 1999. pp. 44-48.

ALBUQUERQUE, Marcos. Arraial Novo do Bom Jesus: consolidando um processo, iniciando um futuro. 10 e::l/Marcos Albuquerque; Veleda Lucena - Recife: Ed. Graftorre Ltde., 1997.

ALBUQUERQUE, Marcos; LUCENA, Veleda; NOGUEIRA, Rubia. O Forte Real do Bom Jesus: um Marco da Resistência à Invasão Holandesa. VI Seminário Regional de Cidades Fortificadas e Primeiro Encontro Técnico de Gestores de Fortificações 31 de março a 02 de abril de 2010; http://www.fortalezas.ufsc.br/6seminario/index.php

BENDER, Willian N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI/William N. Bender; tradução: Fernando de Siqueira Rodrigues; revisão técnica: Maria da Graça Souza Horn. Porto Alegre: Penso, 2014. pp. 15-29

BRASIL, Base Nacional Comum Curricular-2018- https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempo-integral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal.pdf- Acesso em 26 set 2024

NORA, Pierre. In: Les lieux de mémoire. I La République, Paris, Gallimard, 1984, pp. XVIII- XLII. Tradução autorizada pelo editor. Editions Gallimard 1984. Proj. História, São Paulo. (10) dez. 1993- tradução: Yara Aun Khoury- ENTRE HISTÓRIA E MEMÓRIA: a problemática dos lugares:

RÜSEN, Jörn. Aprendizado histórico. In: Jörn Rüsen e o ensino de História. Curitiba: Editora UFPR, 2010. pp. 41-49

SILVA, Sérgio Lima. Patrimônio cultural, espaço público e os seus modos de usar: o caso do conjunto paisagístico do Sítio da Trindade / Sérgio Lima Silva. - 2020.

História e Memória. Saulo Goulart. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=lfy55jJhqS8. Acesso em 25 de set 2024

Publicado

22-04-2025

Cómo citar

DA SILVA JUNIOR, Jose Roberto. SÍTIO DA TRINDADE OU ARRAIAL DO BOM JESUS? MEMÓRIA, MEMÓRIA HISTÓRICA E RESSIGNIFICAÇÃO DO ESPAÇO:: uma experiência com os alunos do segundo ano do Ensino Médio na ETE Dom Bosco- Recife-PE. Revista Espacialidades, [S. l.], v. 1, n. 01, p. 1309–1324, 2025. DOI: 10.21680/1984-817X.2025v1n01ID38563. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/38563. Acesso em: 6 dic. 2025.