NARRATIVAS EXCLUDENTES E MEMÓRIA URBANA:
A TUBERCULOSE E A CLASSE TRABALHADORA NO BRASIL (1930-1945)
DOI :
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n1ID41606Résumé
Este artigo analisa como a tuberculose foi associada à pobreza e à classe trabalhadora no Brasil entre 1930-1945, reforçando desigualdades sociais por meio de narrativas excludentes. Com base em fontes documentais e hemerográficas, investiga-se como discursos médicos e políticos desviaram a responsabilidade do Estado, culpabilizando os pobres pela disseminação da doença e ignorando os fatores estruturais que favoreciam sua propagação. Utilizando os conceitos de biopoder e discurso de Michel Foucault e as reflexões de autores sobre urbanização, o estudo destaca como as condições insalubres das cidades, agravadas pela industrialização desordenada, tornaram-se cenário para o controle social e moral da classe operária. A pesquisa busca contribuir para o debate sobre memória urbana, saúde pública e exclusão social.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Revue Espacialidades 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)