MEMÓRIAS DO BAIRRO PITO ACESO E AS HISTÓRIAS NÃO ESCRITAS:
ITAPAGIPE-MG
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n1ID41611Resumo
O nome do Bairro, Pito Aceso, faz parte dos territórios e lugares que são demarcados pelos moradores da cidade de Itapagipe-MG. Conforme a professora Raquel Rolnik, a ideia de território como espaço vivido, e não só um espaço geográfico delimitado, mas um espaço apropriado e constituído por relações sociais, por relações culturais. Aquelas imediações tiveram alguns nomes oficiais, que procuraram desvincular da memória dos moradores o nome que escolheram para o lugar, Pito Aceso, onde construíram seus barracos e casinhas de pau a pique, em meados da década de 1970. Em um espaço de fronteira entre a cidade e o campo, formou-se o bairro periférico do Pito Aceso, composto majoritariamente por uma população pobre e negra.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Espacialidades

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)