ECOS DE CATÁSTROFE:
as memórias coletivas e individuais no acervo do Museu da Pessoa
DOI :
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n1ID41613Résumé
Neste artigo, examino as relações entre memória, história e catástrofes coletivas a partir do acervo do Museu da Pessoa, enfatizando sua atuação como um museu virtual e colaborativo. Analiso como narrativas individuais e coletivas, especialmente aquelas registradas na exposição “Diários de uma Pandemia”, expõem os impactos da COVID-19 na memória social e na construção de identidades. Conecto o ciberespaço à teoria do trauma, evidenciando sua relevância como suporte para a preservação e ressignificação de experiências traumáticas. Argumento que o Museu da Pessoa se apresenta como um espaço de resistência, promovendo uma museologia do afeto.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Revue Espacialidades 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)