ECOS DE CATÁSTROFE:
as memórias coletivas e individuais no acervo do Museu da Pessoa
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n1ID41613Resumo
Neste artigo, examino as relações entre memória, história e catástrofes coletivas a partir do acervo do Museu da Pessoa, enfatizando sua atuação como um museu virtual e colaborativo. Analiso como narrativas individuais e coletivas, especialmente aquelas registradas na exposição “Diários de uma Pandemia”, expõem os impactos da COVID-19 na memória social e na construção de identidades. Conecto o ciberespaço à teoria do trauma, evidenciando sua relevância como suporte para a preservação e ressignificação de experiências traumáticas. Argumento que o Museu da Pessoa se apresenta como um espaço de resistência, promovendo uma museologia do afeto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Espacialidades

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)