NOS TRILHOS DE BAIXA VERDE
uma proposta de letramento histórico-digital para o ensino de História local
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n01ID38373Resumo
O objetivo geral desta pesquisa é promover a compreensão do aluno como sujeito histórico a partir da construção de narrativas históricas, considerando sua realidade local e o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação. Esta investigação busca contribuir para a aprendizagem histórica escolar por meio de uma produção didática referenciada, a partir dos conceitos de letramento histórico digital, História Local e memória. As reflexões tecidas terão o intuito de dotar os(as) estudantes de habilidades críticas no uso das ferramentas digitais. Os estudantes serão instigados a desenvolverem e se apropriarem de conhecimentos sobre letramento histórico digital por meio de narrativas que mobilizem a memória e os conhecimentos sobre a História Local, com a finalidade de construir uma conexão entre os acontecimentos passados e a sociedade contemporânea.
PALAVRAS-CHAVE: letramento histórico digital; ensino de História; História Local; memória.
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