AS DITADURAS DO CONE SUL EM UMA PERSPECTIVA COMPARADA
a instrumentalização do futebol como meio de propaganda durante o período Condor
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n01ID38552Palavras-chave:
História Comparada, Futebol, Ditadura MilitarResumo
Este artigo busca analisar como o futebol foi utilizado como objeto de propaganda e instrumentalização das ditaduras sul-americanas no século XX, mais especificamente as do Brasil, Argentina, Uruguai e Chile. A pesquisa, fundamentada em ampla análise documental e bibliográfica, integra perspectivas interdisciplinares, envolvendo História, Sociologia, Geografia, Jornalismo e outras áreas, evidenciando o papel do futebol no entrelaçamento entre política, cultura, economia e ideologia durante regimes ditatoriais.
Downloads
Referências
BAUER, Caroline Silveira. Um estudo comparativo das práticas de desaparecimento nas ditaduras civil-militares argentina e brasileira e a elaboração de políticas de memória em ambos os países. Tese (Doutorado em História) – Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre/Deparament d’Història Contemporània da Universitat de Barcelona, Barcelona. 2001.
BEDNARIK, Sebastian. Mundialito. Uruguai, Brasil: Coral Cine. 2009.
BLOCH, Marc. Apologia da história, ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
BRUM, Mauricio. La cancha infame: a história da prisão política no Estádio Nacional do Chile. Editora Zouk, 2017.
CAETANO, G. & RILLA. J. Breve historia de la dictadura (1973-1985). Montevideo: Ediciones Banda Oriental, 1998.
CONRAD, Sebastian. O que é História Global? Crítica, 2019.
FERNANDES, Alessandro. Sportwashing e a copa de 1978: como Argentina usou a copa do mundo para esconder os crimes de sua ditadura militar. Recorde: Revista de História do Esporte. Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, p. 1-21, 2023.
FRIDERICHS, Lidiane Elizabete. Transição democrática na Argentina e no Brasil: continuidades e rupturas. Revista Aedos, v.9, n.20, p.439-455, 2017.
GÓMEZ, Clara Maduell. Campeonato Mundial de 1978: O futebol usado a favor do governo de facto. Rio de Janeiro: Recorde, v. 14, n. 1, pp. 1- 19, jan./jun. 2021.
HOROWICZ, Alejandro. Las dictaduras argentinas. Historia de una frustración nacional. Buenos Aires : Edhasa, 2012.
LLONTO, Pablo. La verguenza de todos. Ediciones Madres de la Plaza de Mayo, 2005.
MAGALHÃES, Lívia Gonçalves. Com a taça nas mãos: Sociedade, copa do mundo e ditadura no Brasil e na Argentina. Lamparina, 2014.
MARMONTEL, Leonardo. Operação Condor: A internacionalização do Terror. Estudios Avanzados, 2014.
MONTEALEGRE, Natalia; PEIRANO, Alondra. El dispositivo de la prisión política: Resonancias y reproducción del terrorismo de Estado en Uruguay. Revista Contemporanea, Historia y problemas del siglo XX. Año 4, Volumen 4, 2013.
PADRÓS, Enrique Serra. As Ditaduras de Segurança Nacional: Brasil e Cone Sul. Porto Alegre: CORAG, 2006.
PADRÓS, Enrique Serra. Terrorismo de Estado e luta de classes: repressão e poder na América Latina sob a doutrina de segurança nacional. História e Luta de Classes, nº 4, julho 2007.
PAIVA, Danilo Rodrigues. As múltiplas facetas do futebol: a construção propagandística do mundialito pela ditadura uruguaia. Ludopédio, São Paulo, v. 143, n. 49, 2021.
PAREDES, Marçal de Menezes. Para Além da Lusofonia: o Toronto Committee for the Liberation of Portugal’s African Colonies (TCLPAC) do Canadá e a Luta Anticolonial em Angola e Moçambique (1972-1975). Tempo e Argumento,Florianópolis, v. 14, n. 35, e0108, jan./abr. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Espacialidades

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)