SAMBA OUTSIDER:
história pública, literatura e territorialidades em São Paulo, Brasil, 1950.
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n1ID41609Resumo
Este trabalho procura utilizar crônicas de Osvaldo Moles e depoimentos de sambistas como base para o estudo da história do samba produzido na cidade de São Paulo nos anos 1950 e a segregação socioespacial que marcava os ambientes culturais urbanos. Perseguido pela polícia o negro não tinha direito de produzir suas manifestações artísticas ou religiosas, nem de frequentar a maior parte dos equipamentos urbanos de lazer, como ruas, parques, cinemas, ficando seus costumes confinados aos seus ambientes culturais como a estação de trem da Barra Funda e os bailes nos porões dos cortiços. Os instrumentos musicais custavam caro levando os negros a produzirem seus instrumentos e suas formas de tocar. Para isso procuro trabalhar numa interface entre teoria e metodologia de três campos de estudos diferentes: historiografia, teoria literária e musicologia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Espacialidades

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)