Formação e desenvolvimento de coleções em bibliotecas públicas: o caso da Biblioteca Municipal da Cidade de Parelhas-RN
Resumo
Apresenta a educação como primordial para o ser humano tornar-se capaz de desenvolver seu intelecto, e a importância das Bibliotecas Públicas perante as contribuições de informação na sociedade em que a mesma esta inserida. Objetiva ilustrar a realidade das Bibliotecas Públicas de nosso país, quanto ao seu processo de desenvolvimento de coleções. Enfoca o campo de estudo, a Biblioteca Municipal Rui Barbosa, localizada no município de Parelhas-RN. Utiliza como método de avaliação, pesquisas realizadas através de questionários qualitativos e quantitativos, além de visitas e conversas com responsáveis pela Biblioteca Rui Barbosa. Esclarece os dados recolhidos através de uma analise da realidade vivida na Biblioteca Municipal Rui Barbosa. Relata a precariedade do acervo, e o descaso para com aquela Unidade de Informação quanto ao processo de aquisição de materiais, no qual a mesma sobrevive de doações, na maioria das vezes se tratam de livros didáticos ou totalmente desatualizados. Enfoca a necessidade de um profissional qualificado, para que se responsabilize pelo processo de atualização de acervo, tornando-o um objeto de satisfação e convite para o usuário. Conclui com a importância de uma Biblioteca Municipal para o desenvolvimento educacional da cidade. E ainda como o processo de desenvolvimento de coleções pode ser um divisor de águas para tornar o acervo desfalcado e atenção principal da biblioteca.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores manterão seus direitos autorais e garantirão à revista o direito de primeira publicação de seu trabalho, que estará simultaneamente sujeito à Licença Internacional Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar ou enlaçar os artigos completos desta revista, sem a necessidade de requerer permissão ao editor ou ao autor, desde que seu autor e sua primeira publicação sejam indicados. A licença não permite usos comerciais dos artigos publicados.
Os autores podem adotar outros contratos de licença não exclusivos para a distribuição da versão da obra publicada (ex: depositar em repositório institucional ou publicar em volume monográfico) desde que indicada a publicação inicial nesta revista.
Os autores são autorizados e recomendados a divulgar seus trabalhos pela Internet (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seus sites) antes e durante o processo de submissão, o que pode levar a trocas interessantes e aumentar as citações de o trabalho publicado. Nesse caso, solicitamos que o cabeçalho do manuscrito indique: "Esta é uma versão pre-print enviada à Revista Informação na Sociedade Contemporânea (https://periodicos.ufrn.br/informacao)"
A Revista Informação na Sociedade Contemporânea adere aos principios e valores da publicação científica como expressos por AmeliCA para preservar o acceso aberto ao conhecimento científico sob modelos não comerciais.