O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, seguindo as informações do template.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos ABNT descritos em Diretrizes para Autores.
  • O texto não deve conter informações referentes aos autores para garantir a avaliação às cegas. Essas informações devem ser inseridas nos metadados do artigo durante o processo de cadastro do trabalho no sistema OJS.
  • Os autores deverão incluir a Declaração de Contribuição dos Autores, de acordo com a Diretrizes para Autores.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Os autores se responsabilizam pelo conteúdo do artigo e aceitam as condições da revista.

Diretrizes para Autores

1 – Os créditos de autoria serão dados àqueles que contribuíram de forma substancial durante o desenvolvimento do artigo, levando em consideração as três categorias a seguir:

a) Na concepção e esboço do estudo, ou a análise e interpretação dos dados;
b) Na elaboração do rascunho do artigo ou de sua revisão crítica, com contribuições importantes para seu conteúdo;
c) No processo de aprovação da versão final a ser submetida.

Os contribuidores que não entram nessas categorias podem ser mencionados nos agradecimentos.

2 – A Declaração de Contribuição dos Autores deverá estar ao final do artigo, com a contribuição de cada autor. Exemplo:

a) (Nome e Sobrenome) e (Nome e Sobrenome) esboçaram o estudo, analisaram os dados e escreveram a primeira versão do manuscrito. (Nome e Sobrenome) esteve envolvido na correção, e no processo de coleta e análise estatísticas dos dados. Todos os autores revisaram, e aprovaram a versão submetida.

3 – Os trabalhos submetidos para avaliação deverão seguir as instruções do TEMPLATE.

4 – Os trabalhos serão publicados em língua portuguesa, em língua espanhola, ou em língua inglesa.

5 – Os trabalhos serão submetidos à aprovação de especialistas reconhecidos nos temas tratados. Os trabalhos serão enviados para avaliação sem a identificação de autoria para garantir a revisão por pares a duplo-cego.

6 – Os trabalhos serão encaminhados aos avaliadores no menor tempo possível. O processo de seleção de artigos envolve avaliação de especialistas ad hoc e do Comitê Editorial.

7 – Excepcionalmente, serão aceitos trabalhos que já tenham sido publicados em periódicos estrangeiros ou em anais de eventos. Nesse caso, serão sujeitos à mesma avaliação de originais inéditos, a critério do editor. No caso dos trabalhos publicados em anais de eventos, devem evidenciar acréscimos e modificações.

8 – Os autores devem indicar a agência financiadora da pesquisa.

9 – A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores.

10 – As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

11 – Os autores mantém o direito sobre seus trabalhos e autorizam a revista a realizar a primeira distribuição do artigo.

Formatos: Todas as colaborações devem ser enviadas por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revista (SEER).  O texto deve estar gravado em extensão RTF (Rich Text Format) ou em formato Microsoft Word, desde que não ultrapasse 2MB. Os metadados deverão ser preenchidos com o título do trabalho, nome(s) do(s) autor(es), último grau acadêmico, instituição em que trabalha (m), endereço postal, telefone, fax e e-mail.

Estrutura: Todos os artigos devem conter:

TÍTULO
RESUMO
PALAVRAS-CHAVE
INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS.

Extensão: A extensão máxima do material enviado será a seguinte:
Artigos originais: 20 laudas;
Artigos de revisão: 30 laudas;
Resenhas de livros: 3 laudas.
Uma lauda é uma página com 1.400 caracteres.

Título do trabalho: o título deve ser breve e suficientemente específico e descritivo, acompanhado de sua tradução para o inglês.

Resumo: deve ser elaborado um resumo informativo com até 250 palavras, incluindo objetivo, método, resultado, conclusão.

Abstract: deverá conter até 250 palavras.

Agradecimentos: agradecimentos a auxílios recebidos para a elaboração do trabalho deverão ser mencionados no final do artigo.

Notas: notas contidas no artigo devem ser indicadas com um asterisco imediatamente depois da frase a que dizem respeito. As notas deverão vir no rodapé da página correspondente. Também poderão ser adotados números para as notas junto com asteriscos em uma mesma página, e nesse caso as notas com asteriscos antecedem as notas com número, não importando a ordem dessas notas no texto.

Apêndices: apêndices podem ser empregados no caso de listagens extensivas, estatísticas e outros elementos de suporte.

Figuras e tabelas: fotografias nítidas, gráficos e tabelas em preto e branco (estritamente indispensáveis à clareza do texto) serão aceitos, e deverão ser assinalados, no texto, pelo seu número de ordem, os locais onde devem ser intercalados. Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte.

Referências: NBR 6023/18. A exatidão e adequação das referências a trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto são da responsabilidade do autor. Informação oriunda de comunicação pessoal, trabalhos em andamento e os não publicados não devem ser incluídos na lista de referências, mas indicados em nota de rodapé da página onde forem citados.

Recomendações: A revista adota as seguintes normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas:

1. artigo de periódico NBR 6022/18;
2. resumo NBR 6028/03;
3. referências NBR 6023/18;
4. citações NBR 10520/02;
5. numeração progressiva NBR 6024/12.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.