O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, seguindo as informações do template.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos ABNT descritos em Diretrizes para Autores.
  • O texto não deve conter informações referentes aos autores para garantir a avaliação às cegas. Essas informações devem ser inseridas nos metadados do artigo durante o processo de cadastro do trabalho no sistema OJS.
  • Os autores deverão incluir a Declaração de Contribuição dos Autores, de acordo com a Diretrizes para Autores.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Os autores se responsabilizam pelo conteúdo do artigo e aceitam as condições da revista.

Diretrizes para Autores

Autoria

Todos os autores, para receber créditos como tais, devem ter contribuído substancialmente nos três aspectos ou categorias a seguir dentro da pesquisa:

a) A concepção e desenho do estudo ou a análise e interpretação dos dados.
b) A elaboração do artigo ou sua revisão crítica, com contribuições importantes para o seu conteúdo intelectual.
c) Aprovação da versão final a ser publicada.

Todos os autores são responsáveis ​​pela integridade e qualidade do artigo submetido e eventualmente publicado.

Autores que não se enquadram nessas categorias podem ser mencionados nos agradecimentos. Geralmente, nem a coleta de dados nem a contribuição de fundos podem ser consideradas exclusivamente para comprovar a autoria.

Declaração de contribuição dos autores

Quando o artigo tem mais de um autor as contribuições de todos os autores devem ser descritas. A RISC adotou a taxonomia CRediT para descrever as contribuições individuais de cada autor para o trabalho. Assim, os autores devem selecionar as categorias que melhor descrevam suas contribuições.Conceptualização –  Curadoria de Dados –  Análise Formal – Aquisição de Financiamento – Investigação – Metodologia –  Administração do Projeto –  Recursos – Software –  Supervisão –   Validação –   Visualização –  Escrita –  Escrita .

O autor responsável pela submissão é responsável por fornecer as contribuições de todos os autores no momento da submissão. Esperamos que todos os autores tenham revisado, discutido e concordado com suas contribuições individuais antes deste momento.  

1. Conceptualização
Formulação ou evolução de ideias, objetivos e metas de pesquisa abrangentes.
2. Curadoria de Dados
Gerenciamento de atividades para anotar (produzir metadados), limpar dados e
manter dados de pesquisa (incluindo códigos de programa, quando isso é
necessário para interpretar os dados em si) para uso inicial e posterior reutilização.
3. Análise Formal
Aplicação de técnicas estatísticas, matemáticas, computacionais, ou outras
técnicas formais para analisar ou sintetizar dados do estudo.
4. Aquisição de Financiamento
Aquisição de suporte financeiro para o projeto levando a esta publicação.
5. Investigação
Condução do processo de investigação e pesquisa, especificamente realizando os
experimentos, ou coleta de dados/evidências.
6. Metodologia
Desenvolvimento ou design de metodologia; criação de modelos.
7. Administração do Projeto
Responsabilidade pelo gerenciamento e coordenação para o planejamento e
execução da atividade de pesquisa.
8. Recursos
Fornecimento de materiais de estudo, reagentes, materiais, paciente, amostras de
laboratório, animais, instrumentação, recursos computacionais ou outras
ferramentas de análise.
9. Software
Programação, desenvolvimento de software, design de programas de computador;
implementação de códigos de computador e algoritmos de suporte; teste de
componentes de código existentes.
10. Supervisão
Responsabilidade de liderança e supervisão para a execução e planejamento da
atividade de pesquisa, incluindo tutoria externa para a equipe central.
11. Validação
Verificação, como parte da atividade ou separado, de reprodutibilidade/replicação
geral de resultados/experimentos e outros resultados de pesquisa.
12. Visualização
Preparação, criação e/ou apresentação de trabalho publicado, especificamente
visualização/apresentação de dados.
13. Escrita – rascunho original
Preparação, criação e/ou apresentação de trabalho publicado, especificamente o
rascunho inicial (incluindo tradução substantiva).
14. Escrita – análise e edição
Preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado por membros do
grupo original de pesquisa, especificamente análise crítica, comentário ou revisão –
incluindo estágios pré ou pós publicação.

Alterações de autoria

Os autores são responsáveis ​​pela correta inclusão de todos os coautores nos metadados da plataforma, na ordem por eles acordada. Isso deve ser feito DURANTE a etapa de submissão do artigo original. Qualquer acréscimo, rearranjo ou exclusão na lista de autores deve ser feito ANTES da aceitação do artigo e sempre com a autorização prévia da Editora.

Para solicitar essa alteração, os autores devem enviar à Editora uma carta assinada, confirmando que todos os autores concordam com a adição, exclusão ou reorganização. Em caso de adição ou exclusão, o autor adicionado ou excluído também deve confirmar esta ação.

Identificação do Autor
A RISC endossa o ORCID e exige que todos os autores forneçam um ID do ORCID como metadados no momento de submissão do artigo.

Uso de template 

Os trabalhos submetidos para avaliação deverão seguir as instruções do TEMPLATE.

Linguajes de publicação

Poderão ser submetidos rabalhos em português, inglês ou espanhol

Indicação de agencia financiadora e conflitos de interesse

Os autores devem indicar a agência financiadora da pesquisa e devem indicar, ao momento de submissão, a existencia de conflitos de interesse. Ver informação sobre conflitos de interesse na página de Diretrizes éticas.

Correção de originais

A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores.

Formatos

Todas as colaborações devem ser enviadas por meio do sistema de gestão electrónica de publicaçoes Open Journal System.  O texto deve estar em formato Microsoft Word, desde que não ultrapasse 2MB. Os metadados deverão ser preenchidos na plataforma com o título do trabalho, nome(s) do(s) autor(es), último grau acadêmico, instituição em que trabalha (m), endereço postal, telefone, fax e e-mail.

Estrutura

Todos os artigos devem conter:

TÍTULO
RESUMO
PALAVRAS-CHAVE
INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS

Os artigos em português devem trazer, ademais, título, resumo e palavras-chave em inglês. Os artigos em inglês devem incluir título, resumo e palavras-chave  em português. Os artigos em espanhol devem incluir título, resumo e palavras-chave  em português e inglês.

Título do trabalho: o título deve ser breve e suficientemente específico e descritivo, acompanhado de sua tradução para o inglês.

Resumo: deve ser elaborado um resumo informativo com até 250 palavras, incluindo objetivo, métodos, principais resultados e conclusões.

Agradecimentos: agradecimentos a auxílios recebidos para a elaboração do trabalho deverão ser mencionados no final do artigo.

Notas: notas contidas no artigo devem ser indicadas com um asterisco imediatamente depois da frase a que dizem respeito. As notas deverão vir no rodapé da página correspondente. Também poderão ser adotados números para as notas junto com asteriscos em uma mesma página, e nesse caso as notas com asteriscos antecedem as notas com número, não importando a ordem dessas notas no texto.

Apêndices: apêndices podem ser empregados no caso de listagens extensivas, estatísticas e outros elementos de suporte.

Figuras e tabelas: fotografias nítidas, gráficos e tabelas em preto e branco (estritamente indispensáveis à clareza do texto) serão aceitos, e deverão ser inseridos no texto. Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte.

Referências: NBR 6023/18. A exatidão e adequação das referências a trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto são da responsabilidade do autor. Informação oriunda de comunicação pessoal, trabalhos em andamento e os não publicados não devem ser incluídos na lista de referências, mas indicados em nota de rodapé da página onde forem citados.

Recomendações: A revista adota as seguintes normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas:

1. artigo de periódico NBR 6022/18;
2. resumo NBR 6028/03;
3. referências NBR 6023/18;
4. citações NBR 10520/02;
5. numeração progressiva NBR 6024/12.

Artigos

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