Combate à desinformação nas redes sociais
possibilidades e limitações das Notas da Comunidade no X/Twitter
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-0198.2025v9n1ID38169Palavras-chave:
Twitter, X, notas da comunidade, desinformação, redes sociais, Competência em informaçãoResumo
O presente estudo investiga como a rede social X (anteriormente conhecida como Twitter) lida com a desinformação, com o objetivo de analisar os recursos empregados pela plataforma para combater discursos desinformativos, à luz do conceito de competência em informação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, fundamentada em análise documental. Por meio dessa análise, foi possível extrair e interpretar as características da ferramenta Notas da Comunidade. Constatou-se que essa ferramenta apresenta elementos colaborativos e demonstra um esforço da plataforma em enfrentar práticas de desinformação, evidenciado pela transparência de seus processos, pelo código open source fundamentado na colaboração da comunidade e pela consideração de diferentes opiniões ao classificar conteúdos como desinformação. No entanto, foram identificadas limitações e críticas, como a transparência ainda parcial; a dependência exclusiva da atual gestão do X nas Notas da Comunidade para combater a desinformação; e a suscetibilidade do sistema de aprendizado de máquina à manipulação pela própria comunidade da qual depende. Conclui-se que o X funciona tanto como um ambiente de propagação de desinformação quanto como um espaço com potencial para informar e combater a desinformação. A ferramenta Notas da Comunidade oferece uma estrutura e recursos que permitem explorar esse potencial de maneira mais efetiva, inclusive como uma forma de potencializar o emprego da competência em informação.
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