Combate à desinformação nas redes sociais

possibilidades e limitações das Notas da Comunidade no X/Twitter

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-0198.2025v9n1ID38169

Palavras-chave:

Twitter, X, notas da comunidade, desinformação, redes sociais, Competência em informação

Resumo

O presente estudo investiga como a rede social X (anteriormente conhecida como Twitter) lida com a desinformação, com o objetivo de analisar os recursos empregados pela plataforma para combater discursos desinformativos, à luz do conceito de competência em informação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, fundamentada em análise documental. Por meio dessa análise, foi possível extrair e interpretar as características da ferramenta Notas da Comunidade. Constatou-se que essa ferramenta apresenta elementos colaborativos e demonstra um esforço da plataforma em enfrentar práticas de desinformação, evidenciado pela transparência de seus processos, pelo código open source fundamentado na colaboração da comunidade e pela consideração de diferentes opiniões ao classificar conteúdos como desinformação. No entanto, foram identificadas limitações e críticas, como a transparência ainda parcial; a dependência exclusiva da atual gestão do X nas Notas da Comunidade para combater a desinformação; e a suscetibilidade do sistema de aprendizado de máquina à manipulação pela própria comunidade da qual depende. Conclui-se que o X funciona tanto como um ambiente de propagação de desinformação quanto como um espaço com potencial para informar e combater a desinformação. A ferramenta Notas da Comunidade oferece uma estrutura e recursos que permitem explorar esse potencial de maneira mais efetiva, inclusive como uma forma de potencializar o emprego da competência em informação.

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Biografia do Autor

Ana Paula Sehn, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós Graduação (PPGCIN), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Gestão do Conhecimento (Unyleya). Bibliotecária da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Maurício Coelho da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós Graduação (PPGCIN), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Colaborador no Curso de graduação em Biblioteconomia na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Lucas George Wendt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós Graduação (PPGCIN) e Mestrando em Museologia e Patrimônio pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (PPGMusPa), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Comunicação Institucional pela Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (FADERGS). Assessor de imprensa na Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES).

Fabiano Couto Corrêa da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Información y documentación en la Sociedad del Conocimiento pela Universitat de Barcelona, Espanha. Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Chefe do Departamento de Ciência da Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (FABICO), da UFRGS. Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC).

Thiago Henrique Bragato Barros, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor permanente nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFRGS e UFSC.

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Publicado

14-03-2025

Como Citar

SEHN, A. P.; SILVA, M. C. da; WENDT, L. G.; SILVA, F. C. C. da .; BARROS, T. H. B. Combate à desinformação nas redes sociais: possibilidades e limitações das Notas da Comunidade no X/Twitter . Revista Informação na Sociedade Contemporânea, [S. l.], v. 9, n. 1, p. e38169, 2025. DOI: 10.21680/2447-0198.2025v9n1ID38169. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/38169. Acesso em: 16 mar. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Competência em informação